Sem leitos disponíveis, paciente de 90 anos é internado no corredor do Hospital Geral de Palmas


Vários pacientes estão na mesma situação e reclamam de descaso. Secretaria Estadual de Saúde disse que a unidade está passando por uma reforma e por isso alguns pacientes tiveram que ficar no corredor. Idoso de 90 anos recebe atendimento médico em corredor de hospital há quatro dias
Reprodução/TV Anhanguera
A situação do atendimento no Hospital Geral de Palmas (HGP), maior unidade pública do Tocantins, está deixando pacientes e acompanhantes com preocupados. É que nos últimos dias, várias pessoas estão recebendo atendimento no corredor e, além de terem que tratar as doenças, precisam conviver com o medo do contágio do novo coronavírus, já que na unidade são registradas aglomerações. Um idoso de 90 anos está há vários dias internado fora de uma sala de internação. (Veja o vídeo)
O neto de Manoelino, que tem 90 anos e foi internado por sofrer de infecção e pedras nos rins e na vesícula, fez um vídeo na última quarta-feira (3) para denunciar a situação. Ele conta que assim que chegou a unidade o atendimento foi ainda pior.
“HGP, dia 3 de fevereiro de 2021. Estou aqui com meu avô há quatro dias, jogado aqui nesse corredor. Inicialmente foi para uma cadeira, depois que conseguiram uma maca para ele, com muita luta. Aqui [no corredor] tem no mínimo, 70 pacientes”, disse Paulo Roberto.
O homem disse que, por causa da exposição, os pacientes têm medo de serem infectados pelo coronavírus “A gente está aqui abandonado pelo poder público. Esse corredor é conhecido como corredor do Covid, porque toda hora passa um paciente com Covid aqui para fazer exames”, reclamou.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) afirmou que “parte da lotação nos corredores do Hospital Geral de Palmas é feita pelos acompanhantes”. Disse ainda que a unidade está passando por uma reforma no segundo piso e por isso alguns pacientes tiveram que ficar no corredor. “Assim que os leitos forem sendo liberados, os pacientes do grupo de risco serão remanejados”. Veja a nota na íntegra ao final da reportagem.
Desde o início da pandemia da Covid-19, especialistas afirmam que os idosos estão entre os mais vulneráveis às doenças infectocontagiosas. Por isso, a exposição causa preocupação. Conforme a orientação médica, o caso do idoso Manoelino deve ser tratado com antibiótico. A família diz que não recebeu nenhum prazo de quando ele terá alta.
Os parentes lutam para que o idoso receba tratamento em um leito, dentro de uma sala de internação. “A gente fica muito apreensivo, muito preocupado, por conta dessa situação precária, de abandono. Ver um idoso de 90 anos, e muitos outros pacientes sem amparo nenhum e correndo esse risco ainda de ser contaminado pelo Covid”, disse o neto Paulo Roberto.
Sem leitos disponíveis, pacientes internados do HGP ficam no corredor
O que diz o Governo do Estado
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que parte da lotação nos corredores do Hospital Geral de Palmas (HGP), é feita pelos acompanhantes que acabam desrespeitando as medidas restritivas da Unidade.
Os acompanhantes são orientados a ficarem apenas em casos de internação e somente para alguns segmentos da população, como crianças e adolescentes, mulheres grávidas, pós-parto, pessoas com deficiência e idosos. É recomendado também que os idosos do grupo de risco não sejam acompanhantes, além do uso obrigatório de máscara para todos que circularem no hospital.
A SES ressalta ainda que a Unidade está passando por uma reforma no segundo piso, para melhor atender os pacientes, e que por esse motivo também, alguns pacientes tiveram que ficar no corredor. Assim que os leitos forem sendo liberados, os pacientes do grupo de risco serão remanejados.
Esclarecemos ainda que por determinação do Ministério da Saúde, e devido à inevitável lotação nos Hospitais, as cirurgias eletivas estão sendo minuciosamente estudadas para sua retomada, devido ao risco de contágio.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.