Motoristas recebem dezenas de multas na Teotônio por ultrapassar faixa de sinal vermelho, mas sinalização não estava pintada


A pista tinha sido recapeada e não havia sinalização no chão indicando o local correto de parar. Apenas um dos condutores recebeu 15 autuações. Motoristas reclamam de multas por causa da falta de sinalização em trechos da Teotônio
A falta de faixas de sinalização na Avenida Teotônio Segurando, a mais importante de Palmas, está deixando motoristas da capital com dor de cabeça. Alguns trechos da pista foram recapeados no fim de 2020, mas a sinalização horizontal não foi pintada imediatamente. Ao longo de quase dois meses, alguns condutores acabaram passando do limite do sinal vermelho ao parar no cruzamento e com isso receberam dezenas de multas.
O médico Glauco Miranda foi uma destas pessoas. E para a surpresa dele, as multas chegaram em uma pequena pilha em casa. “No dia 28 de janeiro eu chegou em casa com um calhamaço de 15 multas e quando fui abrir, todas por ultrapassar o sinal vermelho. Nesse cruzamento da Teotônio com a LO-27. Isso me chama muito a atenção, porque eu não tenho hábito de ultrapassar o sinal vermelho”.
Vizinhos de Glauco também tiveram a mesma surpresa desagradável. O síndico Paulo Sérgio Constâncio recebeu sete autuações. “Não havia a faixa de sinalização determinando o local onde devíamos parar para que não pudéssemos ser fotografados pelo radar. Isso foi o que mais chamou a atenção”.
Motoristas reclamam de multas indevidas na Teotônio
Reprodução/TV Anhanguera
O vendedor Francisco Frederico Neto também mora na região e recebeu quatro multas pela mesma infração. “No caso, foi quando estavam recapeando este pedaço aqui da Teotônio. Sem sinalização na via. A gente para no farol, só que não tem referência, se você vai avançar um pouco a mais. Você perde a referência de onde parar. Isso é o suficiente para você tomar uma multa dizendo que você avançou o sinal vermelho”.
“Eu dependo da habilitação para trabalhar. E agora tem que ficar correndo atrás, tendo este transtorno todo para poder reverter essa situação”, reclama.
Todos eles procuraram a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, mas foram apenas orientados a apresentar recursos contra as multas. Cada multa por avançar o sinal vermelho é de R$ 293, 47. O dono do veículo ainda leva sete pontos na carteira de habilitação. Ao ultrapassar os 20 pontos a CNH pode ser suspensa.
Imagem da câmera de segurança impressa na multa do condutor
Reprodução/TV Anhanguera
“Eu espero que sejam canceladas estas autuações. Eu espero que a Secretaria Municipal de Trânsito fiscalize melhor essas autuações, para que a gente não precise perder tempo, pra ir lá fazer essas reclamações”, diz Glauco.
A Prefeitura de Palmas foi procurada, mas não comentou o pedido dos moradores para que as multas fossem canceladas no período em que a manutenção ocorreu ou explicou porque a pintura das faixas demorou quase dois meses para ser feita. Em nota, disse apenas que as multas podem ser consultadas no portal da prefeitura e que a defesa pode ser feita no atendimento virtual ou pessoalmente no Resolve Palmas.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.