Palmas tem 19 quiosques vazios e não há prazo de quando serão licitados


Espaços poderiam estar sendo utilizados por empreendedores, gerando emprego e renda para a população. Quiosques fechados em Palmas continuam sem data para retomada das licitações
Dos 143 quiosques que existem em Palmas, 19 estão desocupados. Os locais poderiam estar gerando emprego e renda para várias pessoas, mas só devem ser ocupados após uma licitação. Só que não há nenhuma previsão de quando isso deve acontecer.
O Gutemberg Carreiro está em um ponto da Avenida JK há 20 anos. No início trabalhava com posto telefônico. Hoje o negócio expandiu para uma lanchonete. É do quiosque que ele tira o sustento da família e dá emprego para duas pessoas.
“Eu vendia cartão telefônico, fazia ligação, passava faz, recebia faz e tinha as cabines telefônicas, foi assim que começou. Aqui trabalha eu, minha esposa, duas funcionárias […] A gente vive 100% daqui, a nossa renda principal é o quiosque”, disse o empresário.
Quiosque fechado em Palmas
Reprodução/TV Anhanguera
Segundo o secretário executivo da Sedem, os quiosques eram liberados de acordo com a viabilidade econômica. Em 2016 foi aprovada uma lei que regulamentou a liberação dos quiosques por meio de edital de licitação.
“As concessões têm que ser feitas de acordo com a abertura de edital, onde vai se dar oportunidade para qualquer pessoa residente no município de Palmas ter a oportunidade de ter um quiosque desse e assim trabalhar na atividade que o espaço autorizar”, explicou Raimundo Junior.
Quem vencer a licitação terá o direito de uso por 10 anos. Durante o período, o permissionário terá que pagar uma taxa mensal. Só que não existe prazo para a abertura de um novo edital e enquanto isso não acontece os espaços vão permanecer fechados.
“Ainda está em fase de estudo, mas eu creio que logo após essa revisão de algumas leis, isso vai ser feito o quanto antes. O prazo definido nós ainda não temos uma data certa, mas creio que o mais rápido possível nós vamos resolver esse problema e liberar esses espaços para quem tem essa vontade”, disse o secretário.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.