Órgãos ambientais intensificam fiscalização para coibir a pesca durante a piracema


Operação realizada nos últimos dias apreendeu 2,4 mil metros de redes, canoa e arma de fogo, além de pescado. Novas ações serão realizadas até o fim do período defeso, no dia 28 de fevereiro. Canoa e redes foram apreendidas durante operação
Divulgação
Operações de fiscalização estão sendo intensificadas em todo estado para coibir a pesca durante o período da piracema. No último fim de semana, por exemplo, foram apreendidos 2.450 metros de rede de pesca e diversos apetrechos utilizados pelos pescadores. A ação foi realizada por meio de blitze em rodovias estaduais e abordagens a veículos e embarcações.
Participaram da operação agentes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). As abordagens foram realizadas nas regiões norte, sul e central do estado, entre os dias 28 e 31 de janeiro.
Durante a operação também foram apreendidos 25 quilos de peixes de várias espécies, além de uma canoa de madeira e até uma arma de fogo. Os peixes foram doados para o Centro de Convivência do Idoso Pedro Pires da Costa, em Miracema do Tocantins, e os materiais levados para a sede da PM Ambiental.
O período da piracema começou no1º de novembro e segue até o próximo dia 28 de fevereiro. Todas as modalidades de pesca estão proibidas nos rios, lagos ou qualquer outro curso hídrico, inclusive a promoção de campeonatos ou torneios de pesca. Além disso, há uma portaria que estabeleceu a cota zero para o transporte de pescado até 2022 em todo estado.
Segundo o Naturatins, novas operações integradas serão realizadas nos próximos dias. “O período de defeso é uma medida necessária, cujo objetivo é a proteção dos fenômenos migratórios, comumente ligados ao período de desova e de reprodução dos peixes, por isso é tão importante que a população não pesque e denuncie qualquer atividade de pesca até o final deste mês”, disse o gerente de Fiscalização Ambiental do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.