Governador Mauro Carlesse faz reforma administrativa; veja como fica o primeiro escalão


Dois ex-prefeitos vão assumir pastas no primeiro escalão do governo. Houve mudanças também no comando da Polícia Militar Mauro Carlesse apresentou a nova equipe
Ana Paula Rehbein/TV Anhanguera
O governador do Tocantins, Mauro Carlesse (DEM) anunciou na tarde desta terça-feira (2) trocas no comando-geral da Polícia Militar e também em pastas do primeiro escalão do governo. A nova equipe de Carlesse mistura nomes que já tiveram passagens pelo governo e também novos aliados.
Na PM, com a saída do coronel Jaizon Veras Barbosa, quem vai assumir o posto de comandante é o coronel Júlio Manoel da Silva Neto, ex-chefe da Casa Militar do estado. A mudança ocorre durante o andamento do concurso que vai selecionar mil novos soldados para a PM do Tocantins. O coronel Jaizon Veras irá para a reserva remunerada da PM.
Na Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra deixa o cargo de presidente e a função será ocupada pelo ex-prefeito de Pedro Afonso, Jairo Soares Mariano, que liderava também a Associação Tocantinense de Municípios até o fim de 2020. Lyra seguirá a frente da pasta da Indústria e Comércio, que ele acumulava com a Adetuc.
A Secretaria Extraordinária de Políticas de Governo Descentralizadas, que estava sem títular, fica com o ex-prefeito de Porto Nacional Otoniel Andrade Costa. Ele é irmão do presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade, e foi derrotado nas últimas eleições municipais quando tentou reassumiu a prefeitura de Porto Nacional.
A Secretaria da Fazenda e Planejamento será dividida em duas. O atual titular, Sandro Armando, segue no comando da área da Fazenda e a nova pasta do planejamento fica com Sergislei Silva de Moura.
Os anúncios foram feitos no Palácio Araguaia e as mudanças devem ser publicadas no Diário Oficial desta terça-feira. Durante o mês de janeiro o governo também fez mudanças na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Instituto Natureza do Tocantins, Secretaria de Defesa Agropecuária (Adapec) e Secretaria do Meio Ambiente, além de trocas na governadoria e no próprio gabinete do governador.
Veja quais pastas tiveram trocas
Polícia Militar – coronel Júlio Manoel da Silva Neto
Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) – Jairo Soares Mariano
Secretaria Extraordinária de Políticas de Governo Descentralizadas – Otoniel Andrade Costa
Secretaria do Planejamento e Orçamento – Sergislei Silva de Moura
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.