Aulas na rede municipal de Gurupi começam na próxima segunda-feira (8) de forma remota


Mesmo com autorização do Governo do Estado, Prefeitura afirmou que ainda não há data definida para o retorno do ensino presencial na cidade. Sala de aula de escola infantil em Gurupi
Reprodução/TV Anhanguera
As aulas na rede municipal de Gurupi, na região sul do estado, começam na próxima segunda-feira (8) para o início do ano letivo de 2021. De acordo com a Prefeitura, as atividades ainda serão ministradas de forma remota e não há data definida para o retorno do ensino presencial na cidade.
Por causa da pandemia da Covid-19, as aulas na cidade chegaram a ser suspensas e só em julho de 2020 os estudantes voltaram a estudar à distância. Mesmo com autorização do Governo do Estado para a retomada presencial, a Secretaria de Educação do município afirmou que haverá uma reunião antes da decisão sobre as atividades dentro das escolas.
A Prefeitura disse que “irá ouvir a comunidade e os alunos para assim, em conjunto com o Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus municipal, discutir o planejamento de retorno escalonado de forma presencial garantindo a segurança de servidores e alunos”.
A rede municipal de educação de Gurupi tem 7,8 mil alunos em 26 unidades de ensino.
Recentemente, pais de alunos da rede pública e privada fizeram uma carreata na cidade pedindo o retorno das atividades presenciais. Os pais afirmam que o ensino remoto tem prejudicado o aprendizado das crianças e até a condição mental dos filhos.
Aulas presenciais
Na noite da última sexta-feira (29) o Governo do Tocantins autorizou a retomada das aulas presenciais “em estabelecimentos de ensino, públicos ou privados, de Educação Básica e Superior, com sede no Estado do Tocantins”. Isso não significa que todas as escolas estão autorizadas a retornar automaticamente. A rede particular e a municipal, por exemplo, ainda dependem da decisão de cada prefeitura.
O texto do decreto afirma que a medida terá efeito a partir do dia 1º de fevereiro, podendo acontecer a partir do dia 8 do mesmo mês. O retorno depende do cumprimento dos protocolos de saúde e as escolas que quiserem, podem optar por manter o ensino remoto.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.