Primeiro carregamento da CoronaVac chega ao Tocantins e é escoltado pela PF até o laboratório central


Primeiro morador do estado deve ser vacinado ainda nesta segunda-feira (18). Governo do estado agora será o responsável por guardar e distribuir as doses aos municípios do Tocantins. Doses sendo levadas em comboio para o laboratório central do estado
Edson Reis/G1
O primeiro carregamento de uma vacina contra o coronavírus chegou ao Tocantins no fim da tarde desta segunda-feira (18). As caixas térmicas com o imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac, foram transportadas por um avião da Polícia Federal. A aeronave chegou ao Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas, por volta das 18h10.
A chegada das doses estava marcada para o fim da manhã, mas a previsão não se concretizou. Logo após receber as vacinas em São Paulo, o governador Mauro Carlesse (DEM) chegou a informar que o primeiro tocantinese seria vacinado às 17h, mas a dose só deverá se aplicada após a chegada do carregamento na central de vacinas do estado.
Avião da Polícia Federal pousou em Palmas no fim da tarde
Edson Reis/G1
Após o desembarque, as doses seguiram para o Laboratório Central do Estado (Lacen) sob escolta da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar. A chegada ao local ocorreu pouco depois das 19h.
Depois da entrega, o governo do estado passa a ser o responsável pela guarda e distribuição aos municípios. Ainda não foi informado quantas vacinas cada cidade vai receber.
Momento em que as caixas com doses foram retiradas de avião
Edson Reis/G1
Neste primeiro momento, cerca de 6 milhões de pessoas devem ser imunizadas em todo o país. O Tocantins deve receber 44 mil doses da CoronaVac. Profissionais da saúde, idosos e indígenas serão os primeiros a receberem a vacina no estado.
A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório Sinovac e, no Brasil, será produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no domingo (17). A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford, cujas doses devem chegar ao país nas próximas semanas.
Primeiras doses da vacina contra o coronavírus chegam no aeroporto de Palmas
Viaturas da Polícia Federal na saída do Aeroporto de Palmas
Edson Reis/TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.