Cresce a quantidade de embalagens de agrotóxicos devolvidas pelos produtores rurais


Em 2020 foram recolhidos mais de 805 mil quilos, aumento de 11,4% em comparação com o ano anterior. Sacos não podem ser descartados no meio ambiente. Embalagens são corretamente tratadas para evitar contaminação do meio ambiente
Adapec/Divulgação
O Tocantins teve um aumento no número de embalagens vazias de agrotóxicos entregues à Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) pelos produtores rurais. Em 2019 tinham sido 722.932 mil quilos de embalagens devolvidas. Em 2020 a quantidade saltou para 805.462 mil, um aumento de 11,4%.
O estado tem duas centrais de recebimento de embalagens vazias nos municípios de Pedro Afonso e Silvanópolis. Também existem quatro postos de coleta municípios de Araguaína, Tocantinópolis, Gurupi e Lagoa da Confusão.
Essas embalagens precisam ser devolvidas porque o descarte irregular pode provocar danos ao meio ambiente. O trabalho de fiscalização e orientação as produtores vem sendo realizado pela Adapec.
“O trabalho da Agência em relação aos agrotóxicos começa desde a autorização para revendas comercializarem estes produtos, fiscalização no armazenamento das lojas especializadas e distribuidoras, nas propriedades verificando as condições de aplicação e armazenamento, orientações sobre o uso correto do produto no campo e se estende até a devolução das embalagens nos postos ou centrais,” explicou o gerente de Inspeção Vegetal da Adapec, Carlos Cesar Barbosa.
A legislação estabelece que após a compra do agrotóxico o produtor tem o prazo de um ano para fazer a devolução das embalagens vazias. O período pode se estender por mais seis meses, caso o produto não tenha sido utilizado totalmente.
Os produtores devem guardar os comprovantes de devolução por dois anos na propriedade, pois em caso de fiscalização os documentos deverão ser apresentados.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.