Prefeitura de Goiatins publica decreto com medidas mais rígidas para combater o coronavírus


Norma está valendo e não tem um prazo determinado. Cidade tem 666 casos de Covid-19 e seis mortes desde o início da pandemia. Avenida em Goiatins, na região nordeste do estado
Reprodução/ TV Anhanguera
A Prefeitura de Goiatins, na região nordeste do estado, publicou um decreto com medidas mais rígidas para combater o coronavírus. A cidade tem pouco mais de 13 mil habitantes, segundo o IBGE, e desde a última segunda-feira (11) registrou oito novos moradores contaminados com a Covid. No total, são 666 confirmações e seis mortes desde o início da pandemia.
O decreto assinado pelo prefeito Manoel Natalino (AVANTE) entrou em vigor nesta quinta-feira (14) e não tem uma data de validade. Os infratores poderão ser punidos com multa de R$ 100 ou R$ 200 (no caso de reincidentes), além de sanções administravas e criminais.
Veja as principais medidas:
Obrigatório o uso de máscara em todos os ambientes públicos ou de livre acesso. A medida não será obrigatória apenas em residências ou onde uma única pessoa trabalhe.
Suspensão de eventos, festas, apresentações e confraternizações, entre outros, que excedam a quantidade de 100 pessoas. Todos devem usar máscara e os organizadores devem disponibilizar álcool 70%.
Cultos e missas podem ocorrer desde que cumpram as mesmas regras e ainda mantenham o distanciamento de 1,5 metros entre os fiéis.
Bares, conveniências, restaurantes, adegas e similares podem funcionar até meia-noite com lotação máxima de 50% da capacidade e distanciamento de dois metros entre mesas, que podem ser ocupadas por até quatro pessoas. Uso de máscaras e toucas é obrigatório aos funcionários. Clientes devem usar a proteção facial. O estabelecimento ainda deve fornecer álcool 70% e realizar limpeza de forma permanente.
Academias podem funcionar mediante agendamento dos alunos, sendo permitida a presença de 10 pessoas por horário.
Correios e agências bancárias só podem funcionar com 50% da capacidade de clientes, seguindo os demais protocolos de distanciamento e higienização.
Velórios não poderão ser realizados se o falecido tiver suspeita ou confirmação de Covid-19.
Além de Goiatins, outras cidades do estado também voltaram a endurecer as regras para evitar o aumento dos casos de Covid. Em Gurupi e Novo Acordo, as prefeituras cancelaram as programações de carnaval. Na região sudeste, Aurora do Tocantins fechou todos os atrativos turísticos pelas próximas semana. Também foram decretadas medidas em Paraíso do Tocantins.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.