Caso de mormo em cavalo é confirmado no interior do TO e animal deve ser sacrificado


Animal está em propriedade rural de Taguatinga, na região sudeste do estado. Segundo a Adapec, este é o segundo caso do ano no Tocantins. Novo caso de mormo confirmado no Tocantins
Divulgação/Adapec
Um caso de mormo foi confirmado em um cavalo de uma propriedade rural de Taguatinga, na região sudeste do estado. Conforme a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), este é o segundo caso registrado no ano e o animal doente deve ser sacrificado.
O órgão informou que o caso estava em investigação desde o dia 7 de dezembro de 2020, quando o produtor solicitou a um médico veterinário que realizasse a coleta para realizar um exame. O resultado final foi enviado pelo Laboratório Oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nesta sexta-feira (15).
Após receber o comunicado do Mapa, a Adapec manteve a interdição da propriedade e informou que providenciará a eutanásia e exames nos outros equídeos da área.
O mormo é uma doença infectocontagiosa causada por bactéria que acomete principalmente os equídeos e pode ser transmitida para humanos. A Adapec alerta que não existe vacina ou tratamento para o mormo, por isso, o produtor rural deve realizar exames regularmente, a cada 60 dias e exigi-los ao comprar um animal. Caso um equídeo esteja infectado, o proprietário deve isolar o animal e comunicar a Adapec imediatamente.
Outro caso
No início do ano um fazendeiro consegue liminar para evitar sacrifício de cavalo avaliado em R$ 50 mil que estava com suspeita de mormo. É que o teste feito pelo fazendeiro teria descartado a doença, mas Agência de Defesa Agropecuária diz que infecção foi confirmada por dois métodos. Com o impasse, o juiz determinou que um novo exame seja feito antes do sacrifício, que seria no dia 11 de dezembro.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.