Promotoria abre investigação para apurar descarte de cães mortos em lixão


Ministério Público também vai apurar falta de aterro sanitário em Paraíso do Tocantins. Polêmica começou após moradores encontrarem 11 animais no lixão, na semana passada. Animais mortos foram encontrados por moradores no lixão
Divulgação
Uma investigação foi aberta pela Promotoria de Justiça de Paraíso do Tocantins, na região central do estado, para apurar irregularidades no lixão da cidade. Um dos problemas é o descarte irregular de animais mortos. Após ser notificado, o município terá até 10 dias para responder aos questionamentos.
A investigação começou após moradores denunciarem que pelo menos 11 cães mortos foram jogados no local na semana passada. Na época, formulários utilizados pela vigilância sanitária do município e luvas também foram encontradas no local.
Além de investigar o descarte irregular dos animais mortos, a promotoria também pediu informações sobre as medidas que estão sendo adotadas para a implantação do aterro sanitário do município.
Uma vistoria e parecer técnico sobre as condições do lixão foram solicitados ao Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Urbanismo (Caoma). Ainda de acordo com o MPE, o município pode ser responsabilizado civil e penalmente pelos problemas.
O G1 solicitou posicionamento da Prefeitura de Paraíso do Tocantins e aguarda resposta.
Entenda
Pelo menos 11 cachorros mortos foram descartados no lixão de Paraíso do Tocantins, na região central do estado, em dois dias. A denúncia foi feita por moradores que passaram pelo local e tiraram fotos dos restos dos animais.
A Prefeitura de Paraíso do Tocantins informou naquela vez que sofre com a falta de um aterro sanitário devido os recursos destinados ao investimento não terem sido aplicados corretamente no passado. Afirmou ainda que está em trâmites a assinatura de um Plano de Resíduos Sólidos, que deve ter início no mês de setembro.
Em relação aos animais mortos, o município disse que “lamenta a crueldade e está encaminhando o caso às autoridades policiais, para que se investigue o caso.”
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.