Pacientes com limitações saem dos leitos para curtir arraiá em praça de Palmas


Confraternização com decoração e comidas típicas foi realizada no parque Cesamar. Familiares e enfermeiras notaram felicidade dos pacientes. Pacientes trocam ambiente de hospital por arraiá em Palmas
Um grupo de pacientes saiu dos leitos para curtir uma festa junina ao ar livre. Crianças, jovens e adultos participaram do ‘Arraiá dos Acamados’, no parque Cesamar. No local eles tiveram contato com a natureza em com o clima de São João. (Veja o vídeo)
A ideia de trocar o cenário hospitalar por um lugar alegre partiu de duas enfermeiras. Além da inclusão social, a festa possibilitou troca de carinho e de experiências. A festa foi montada no meio do parque e teve bandeirinhas, balões e comidas típicas.
Domingos, de 70 anos, foi um dos que aproveitou a festa. Ele é cadeirante e sofre de mal de parkinson. Mesmo com as limitações o idoso não esconde a paixão por festa junina e já esteve em vários arraiais. “Isso aqui para ele é gratificante. Não tem preço que se pague uma emoção dessa que a gente pode proporcionar a ele”, comemorou a acompanhante da paciente.
“Foi pensando no meio de humanizar nosso atendimento. Sair um pouco do domicílio, que o atendimento é sempre restrito ao quarto, e levar para o meio externo, para eles verem que eles fazem parte desse meio também”, disse a enfermeira Dhiene Silva.
Gabriel, de 2 anos, sofre uma síndrome rara que atrapalha a respiração e precisou ficar internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por um ano. Os pais do menino acharam importante a ideia de levá-lo para a confraternização.
“É uma vitória muito grande, até porque em junho faz um ano que ele está em casa com a gente. Primeiro São João com motivo especial”, comemora o pai Dimitri.
A enfermeira Adalgiza Rodrigues conta que notou a mudança no sembrante de um paciente. “A expressão dele mudou. Ele mostrou um sorriso. Nesse momento ele se sente parte da comunidade”.
Pacientes curtiram festa de São João em praça de Palmas
Divulgação
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.