Nível do rio Tocantins fica mais de 1 metro acima do normal após chuvas

No último final de semana choveu o esperado para quatro dias na região do Bico do Papagaio. Expectativa é que o nível da água suba ainda mais no mês de dezembro. Rio Tocantins corre risco de transbordar por conta das fortes chuvas
Prefeitura de Imperatriz/Divulgação
O nível do rio Tocantins subiu 1,4 metro acima do normal nos últimos dias. O motivo é o volume de chuvas na região do Bico do Papagaio. De acordo com a Defesa Civil, no último fim de semana choveu o equivalente a quatro dias de chuvas na região. Além disso, a expectativa é que a partir de dezembro o nível do rio aumente ainda mais.
O Corpo de Bombeiros emitiu uma recomendação para se evitar o uso do rio para banho e navegação. Isso porque o nível da água vem sofrendo variação por causa das chuvas e do controle de vazão na Usina Hidrelétrica de Estreito.
No início deste mês, em Tocantinópolis, o jovem Michael Jhonattan Ribeiro Silva Melo morreu enquanto tentava atravessar o rio a nado, mas não conseguiu. Ele ainda foi resgatado por barqueiros, mas não resistiu e acabou morrendo.
Ele e um grupo de amigos atravessaram o rio Tocantins para chegar até a praia da Santa. Mas na hora de retornar, o nível da água aumentou e ele não conseguiu chegar até a outra margem.
Os moradores de áreas próximas ao rio, lagos e corpos d’água devem ficar atentos à possível elevação do nível da água. Em casos de emergência deve se ligar para a Defesa Civil, no 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no 193.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.