Tocantins tem mais de 1,3 mil casos de hanseníase em 2018

Só em Palmas são mais de 600 casos registrados. O estado é considerado uma região hiperendêmica da doença. Mais de 1.300 mil pessoas foram diagnosticadas com hanseníase somente em 2018
Mais de 1,3 mil pessoas foram diagnosticadas com hanseníase só este ano no Tocantins. Número que triplicou se comparado a 2017, quando foram registrados 529 casos. O estado é considerado uma região hiperendêmica da doença. (Veja no vídeo)
Só em Palmas são mais de 600 casos registrados, um deles é o eletricista Francisco Souza, que já começou o tratamento. Ele descobriu a doença há pouco mais de um ano, mas ficou com marcas pelo corpo e precisou até se afastar do trabalho.
“Quando pego sol a pele irrita e fica vermelha. Não aguento pegar sol”, conta Souza.
Casos de hanseníase no Tocantins
Palmas recebeu pela primeira vez Congresso Nacional Brasileiro de Hanseníase, com temas voltados para os profissionais da saúde. O evento discutiu os avanços da doença e as formas de tratamento.
Francisco Souza descobriu a doença há pouco mais de um ano
Reprodução/TV Anhanguera
Os médicos alertam que o diagnóstico precoce facilita o combate à doença. Na capital, os pacientes diagnosticados com a doença recebem o tratamento pelo Sistem Único de Saúde (SUS) pelo programa ‘Palmas livre da hanseníase’.
O programa tem 857 pacientes em tratamento, dos quais 317 já em grau 1 de ncapacidade e 52 em grau 2.
“Desde a implantação do programa cerca de 300 profissionais já participaram das formações em serviço com hansenólogo (aula na prática). Hoje em todos os 34 Centros de Saúde da Comunidade temos profissionais capacitados para diagnosticar a hanseníase e tratar. A busca aos contatos tem sido feita, por isso, temos esse número elevado de novos casos”, resumiu o secretário municipal de saúde Daniel Borini.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.