Poluição em píer da Graciosa preocupa usuários e especialistas

Segundo biólogo, plantas em decomposição causam mau cheiro e a morte de peixes. Problema estaria sendo acontecendo devido poluição nas águas do lago. Biólogo fala sobre a situação da água no píer 2 da Praia da Graciosa
O píer 2 da praia da Graciosa está tomado por algas em decomposição. As plantas têm causado mau cheiro, causado a morte de peixes e espantado quem utiliza o local. O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) enviou um fiscal para verificar o local. Uma amostra de água foi recolhida e deve ser enviada para análise em laboratório.
O biólogo Magno de Oliveira esteve local a convite da TV Anhanguera e apontou que o problema é resultado de contaminação ambiental. “Essas alga, essas macrofilas, são um fator sinalizando que existe algum tipo de contaminação. Você pode observar que tem animais mortos nesse local. Então, é impróprio para banho essa área nesse momento”, explicou.
A Prefeitura de Palmas foi procurada nesta quinta-feira (1°) e sexta-feira (2), mas não houve resposta.
Algas em decomposição poluem píer em praia de Palmas
Reprodução/TV Anhanguera
Conforme o biólogo, as plantas acabam retirando o oxigênio da água e causando a morte dos peixes. Além disso, estão se decompondo muito rápido e por isso causam o mau cheiro.
“A única solução para essa questão que está ocorrendo nessa parte do lago é a coleta dessa matéria orgânica. Além de verificar se não há ao longo do curso do lago algum lançamento de esgoto irregular, assim como a participação da população em não jogar lixo. Isso aqui realmente está sinalizando que existe um impacto ambiental”, afirmou.
Esta é a segunda vez que um ponto do lago de Palmas fica poluído neste ano. Em setembro, uma lama preta causou a interdição da Praia das Arnos, que foi liberada apenas um mês depois.
Apesar de um laudo apontar que o problema foi causado por lançamento de esgoto doméstico, os órgãos de fiscalização não conseguiram identificar de onde saíram os resíduos.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.
Moradores reclamam de água da Praia da Graciosa com mau cheiro e sujeira escura

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.