Mais de R$ 8 milhões podem ser sacados por trabalhadores no Tocantins

Valor é referente ao abono salarial de 2016 que será pago até dezembro deste ano. Também já começaram os saques do benefício referentes ao ano de 2017; confira. Prazo para sacar abono salarial termina em dezembro
Reprodução/TV Anhanguera
Mais de 10 mil pessoas ainda têm direito de sacar o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) referente ao ano de 2016 no Tocantins. São mais de R$ 8 milhões disponíveis para saques até 28 de dezembro deste ano. O benefício é pago para quem estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e trabalhou pelo menos 30 dias em 2016.
A quantia a que cada trabalhador tem direito depende do tempo que trabalhou em 2016. O valor é calculado proporcionalmente. Assim, quem esteve empregado o ano todo recebe o equivalente a um salário mínimo. Por outro lado, quem trabalhou por apenas 30 dias tem direito a 1/12 do salário mínimo.
Como consultar
Os funcionários de empresas privadas são vinculados ao PIS e sacam o dinheiro na Caixa Econômica. É possível consultar o saldo pela internet, informando o número do PIS e uma senha, que pode ser cadastrada no momento da consulta.
Os funcionários públicos, por outro lado, são vinculados ao pasep e recebem pelo Banco do Brasil. O saldo pode ser consultado em um aplicativo disponível para smartphones.
Abono salarial de 2017
Também já está sendo pago o abono salarial referente ao ano de 2017. O pagamento para quem nasceu no mês de outubro começou na semana passada.
O calendário começou a ser pago em julho para os nascidos naquele mês. Quem nasceu entre janeiro e junho vai receber em 2019. Os recursos de todos beneficiários ficam disponíveis até 28 de junho de 2019.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.