Equipes encontram focos da dengue após forçar entrada em casas no centro de Palmas


Os fiscais foram até os imóveis após denúncias de vizinhos e não localizaram moradores. Secretaria de Saúde alertou para possibilidade de aumento dos casos da doença. Focos do mosquito foram encontrados em alguns imóveis
Raíza Milhomem/Prefeitura de Palmas
Equipes de fiscalização da Unidade de Controle Vetorial e Zoonose encontraram focos do mosquito Aedes aegypti em casas no centro de Palmas nesta segunda-feira (16). Os profissionais realizaram visitas nos locais após denúncias de vizinhos e em alguns imóveis que estava abandonados acabaram precisando forçar a entrada.
Os focos foram localizados na Arse 14 (110 Sul). A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) disse que nos terreno havia entulhos, materiais de construção e mato alto. Uma limpeza foi realizada pela Secretaria Municipal da Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) para evitar novos focos da dengue.
O agente de endemias Éder Castro da Silva alerta que pode haver aumento das notificações da doença se os moradores não tomarem os cuidados necessários.
“Com o período chuvoso, todo cuidado é necessário para evitar que os focos do mosquito transmissor da dengue aumentem na Capital. Mas reforçamos ainda que a limpeza do terreno é obrigação do proprietário e esta ação se fez necessária porque não houve essa preocupação dos responsáveis a respeito de seus imóveis”,
Além da dengue, o mosquito causa ainda zika e chikungunya. A prefeitura informou que no primeiro dia da fiscalização encontrou 11 focos do Aedes, sendo mais da metade deles em imóveis residenciais.
Em alguns imóveis, fiscais precisaram forçar entrada
Raíza Milhomem/Prefeitura de Palmas
Confira Cuidados que podem ajudar
Dentro das casas e apartamentos
Tampe os tonéis e caixas d’água
Mantenha as calhas sempre limpas
Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo
Mantenha lixeiras bem tampadas
Deixe ralos limpos e com aplicação de tela
Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia
Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais
Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa
Área externa de casas e condomínios
Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem
Limpe ralos e canaletas externas
Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água
Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas para evitar formação de poças d’água
Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.