Eleições 2020: Tudo que você precisa saber na hora de votar


No próximo domingo (15), tocantinenses vão eleger prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos. Eleitor deve usar a máscara e levar caneta azul para evitar o compartilhamento de objetos. Eleitores vão escolher os prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos
Heloise Hamada/G1
As Eleições Municipais 2020, que vão definir os prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos, ocorrem neste domingo (15) em todo o país. No Tocantins, 1.035.289 eleitores vão às urnas. O estado foi o único do país a apresentar queda nesse número. Nas eleições de 2016, eram 1.037.063.
A votação será diferente esse ano. As seções serão abertas mais cedo, a partir das 7h. O eleitor deve obrigatoriamente comparecer de máscara, por causa da pandemia da Covid-19. Além disso, os idosos terão horário prioritário para evitar aglomeração.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que eleitores com sintomas da Covid-19 fiquem em casa. Quem apresentar febre no dia de votar ou tiver sido diagnosticado com o vírus nos 14 dias antes não deve participar das eleições. Nesse caso, o eleitor deve justificar a ausência. Saiba como.
A apuração começa logo após o término da votação e a estimativa é de que o resultado saia até às 18h.
O que levar
O eleitor precisa levar um item a mais esse ano: a caneta azul para assinar o caderno de votação. A ideia é evitar compartilhamento de objetos por causa dos riscos de transmissão do novo coronavírus. Mas, caso esqueça, haverá canetas extras e higienizadas nas seções.
A máscara é item obrigatório. O eleitor ainda terá que respeitar o distanciamento de 1 metro na fila. Deverá ainda usar álcool em gel, disponível na seção, para limpar as mãos antes e depois de votar. Para que haja segurança no pleito, mais de 30 mil frascos de álcool em gel estarão disponíveis para mesários e eleitores.
Título de eleitor
O eleitor pode levar o título, um documento com foto ou usar o e-Título, que pode ser baixado gratuitamente. O aplicativo pode ser usado para substituir o título de papel nas seções de votação.
Ele exibe informações sobre quitação eleitoral, dados de cadastramento biométrico e endereço do local de votação, disponibilizando, inclusive, um mapa com geolocalização.
Nos títulos que já passaram pela biometria, a foto do eleitor também está disponível. Outra novidade é que, a partir da ferramenta, você poderá justificar a ausência nas urnas.
Horário prioritário
Para reduzir o risco de aglomerações nos dias de eleição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ampliou em uma hora o horário de votação: este ano, as seções eleitorais estarão abertas das 7h às 17h. E as três primeiras horas – de 7h a 10h – serão preferenciais para as pessoas com mais de 60 anos.
A orientação é que os menores de 60 anos não compareçam aos locais de votação nessas primeiras horas da manhã. Acompanhantes ou eleitores abaixo dessa faixa etária não serão impedidos de votar, mas deverão aguardar ao final da fila ou em fila separada, respeitando a preferência dos maiores de 60.
Mudança nas sessões
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Tocantins informou que 31 seções eleitorais em Palmas vão mudar de endereço. A mudança foi realizada, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para evitar aglomerações.
A alteração está sendo realizada em várias partes do país. No Tocantins, além de Palmas, já foram anunciados novos locais de votação em Gurupi, Araguaína e Aliança do Tocantins.
Como consultar o local de votação
Os eleitores que tiverem dúvidas sobre os próprios locais de votação podem entrar em contato com a Ouvidoria Eleitoral, pelo WhatsApp (63) 3229 9600 ou pelo número 0800 6486 800.
Veja as mudanças nas seções em Palmas
Veja as alterações nas seções em Gurupi e Aliança do Tocantins
Veja as mudanças nas seções em Araguaína
Bebidas são proibidas
A Justiça Eleitoral do Tocantins proibiu o consumo e a venda de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes, supermercados, armazéns, eventos e locais públicos, nas vésperas e no dia da eleição em vários municípios do estado. As portarias foram publicadas no Diário da Justiça Eleitoral.
Em cada zona eleitoral há um período em que vigora a Lei Seca. Em regra geral, a medida começa a valer nos municípios neste sábado (14) e segue até depois da votação. Veja aqui.
O descumprimento das regras pode acarretar no fechamento do estabelecimento comercial, na aplicação de multa e na prisão em flagrante do infrator, o vendedor, o comprador ou quem estiver ingerindo a bebida.
Passo a passo do voto
O TSE também elaborou um passo a passo para o eleitor:
Entre na seção eleitoral e fique na frente da mesa;
Mostre seu documento oficial com foto em direção ao mesário;
Após o mesário ler em voz alta o seu nome, confirme que é você;
Guarde o documento;
Limpe as mãos com álcool em gel;
Assine o caderno de votação;
Se precisar do comprovante de votação, solicite ao mesário;
Quando a urna for liberada, dirija-se à cabine de votação;
Digite os números dos candidatos;
Na saída, limpe as mãos com o álcool em gel novamente.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.
Initial plugin text

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.