Gurupi chega aos 62 anos; moradores relatam ano difícil com a Covid-19


A cidade fica na região sul do estado, e é terceira maior do Tocantins, com uma população de 86.647, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Gurupi faz aniversário e moradores falam sobre o apoio que receberam da cidade
Gurupi, na região sul do estado, completa 62 anos de emancipação política neste sábado (14). Moradores da cidade comemoram o aniversário e relatam os problemas vividos nos últimos meses com à chegada da pandemia de Covid-19. (Veja vídeo acima)
A cidade fica na região sul do estado, e é terceira maior do Tocantins, com uma população de 86.647, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Márcio Rocha conta que lutou contra a Covid-19 e venceu. Ele chegou a ficar por vários dias intubado na luta contra a doença.
“Fui internado e automaticamente já fui levado para uma UTI, onde fiquei dois dias consciente, mas após isso, devido ao agravamento da minha situação, eu fui intubado. Depois disso não lembro demais nada. Quando voltei a minha consciência já estava em Palmas”, afirma Márcio, que deixou o hospital depois de 20 dias.
Edineia Rezende, 79 anos, se isolou com a pandemia
Reprodução/TV Anhanguera
Porém, no retorno para casa recebeu uma notícia triste, a morte do irmão, Marcos Rocha. “Foi um momento de muita dor. Ele era uma pessoa especial, do contato permanente minha. Foi muito dolorida”. O irmão foi vítima da pandemia.
Mas tudo serviu de lição para Márcio Rocha, principalmente, a valorização da família. “ Ter ele de volta aqui depois de tudo isso que aconteceu é algo indescritível. Só tenho que agradecer a Deus” diz a filha Márcia Rocha.
Para os moradores da zona rural não foi fácil conviver com a pandemia. Edineia Rezende, 79 anos, viu muita coisa mudar neste período e teve que se isolar.
“Eu saia muito para comer um lanche, uma pizza com a família. Para fazer compras e aproveitava e andava pela cidade. Depois disso aí [Covid-19] acabou, acabou tudo porque eu sou uma pessoa de risco. Não que eu tenha medo, mas não é bom contar com sorte”, conta.
Gurupi comemora 62 anos
Reprodução/TV Anhanguera
Neste período em casa, ela está aprendendo outras três línguas: italiano, francês e espanhol. Mas a preferência é sempre pelo bom português para declamar os próprios poemas.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.