Tocantins registra mais de 1,5 milhão de raios em 2020; Veja os cuidados necessários durante tempestades


Em todo ano de 2019 foram registrados 2,1 milhões de raios no estado, segundo dados do Instituto Nacional de pesquisas Espaciais. Raios iluminando o céu de Palmas, no Tocantins
Energisa/Divulgação
Quem vive no Tocantins já sabe que o estado tem uma das maiores médias de queda de raios do país. Em todo ano de 2019, por exemplo, foram 2,1 milhões de descargas elétricas no estado. Em 2020, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a marca chegou em 1,5 milhão até outubro. Devido ao início do período chuvoso a população deve ficar atenta para evitar acidentes.
Nos últimos anos foram registrados diversos casos de pessoas que sofreram acidentes e até morreram após serem tingidas por descargas atmosféricas. Por isso a concessionária de energia do Tocantins fez um alerta aos moradores.
“Caso se depare com cabos rompidos ou outras situações na rede de energia, como árvores e objetos em contato com a rede elétrica, não se aproxime e entre em contato com a Energisa imediatamente. Enviaremos uma equipe técnica especializada que, de forma segura, vai solucionar o caso”, afirma gerente de operação da Energisa, Guilherme Damiance.
A recomendação, sempre que se perceber a aproximação de temporais, é retirar da tomada e desconectar os cabos ligados a aparelhos eletrônicos. Também deve se evitar contato com objetos metálicos que estejam ligados à eletricidade, como fogões e geladeiras.
Outra orientação é para evitar utilizar telefone com linha durante uma tempestade, assim como se afastar de tomadas, janelas e portas metálicas. Também não é recomendado o uso de chuveiro, secador ou chapinha, entre outros.
A Energisa reuniu algumas dicas de segurança e prevenção para dias chuvosos:
Quando estiver em casa, evite manusear aparelhos elétricos com as mãos molhadas ou pés descalços e tocar nas partes metálicas dos objetos, prevenindo o risco de choque. Essa dica vale para qualquer período do ano, mas em dias de chuva a recomendação é ter mais atenção.
Caso perceba que alguma parede da sua casa está úmida, não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas nela. As paredes podem ser fonte de choques e mau funcionamento de equipamentos, causando danos aos aparelhos.
Não faça manutenções quando estiver chovendo. Em telhados, existe o risco de ser atingido por raios e, em equipamentos elétricos ligados à tomada, há chance de choque elétrico. Em caso de alagamento, curto-circuito ou princípio de incêndio dentro de casa, desligue imediatamente o disjuntor.
Orientações de segurança na rua:
Se estiver na rua e começar a chover, fique longe de campos de futebol, piscinas, lagos, árvores, antenas e locais elevados. Evite encostar em grades e objetos metálicos, não se abrigue em lugares descampados, próximo de postes ou embaixo da fiação elétrica. Esses locais se tornam perigosos por causa do risco de descargas elétricas naturais, como raios.
Se observar fios caídos, objetos ou pessoas em contato com a rede elétrica, galhos ou árvores entre a fiação, não se aproxime e ligue imediatamente para Energisa.
Se, devido à ventania, observar algum objeto que foi arremessado na rede elétrica, como placas, árvores, entre outros, não se aproxime ou tente afastar a fiação. Entre em contato com a Energisa e aguarde em local seguro, longe dos fios.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.