Aplicativo das Eleições 2020 já foi baixado por mais de 20 mil tocantinenses, diz TRE


Proporcionalmente, Mateiros é a cidade com mais eleitores que aderiram ao serviço. Palmas lidera em números absolutos, com mais de 6 mil downloads. e-Título é um aplicativo disponibilizado pela justiça eleitoral e vai ajudar no acesso a informações para eleitores.
Luís Paulo Dutra/G1
A Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Tocantins informou nesta quarta-feira (11) que mais de 20 mil eleitores do estado baixaram o aplicativo das Eleições 2020. O serviço permite o acesso ao e-título, que pode ser usado para substituir o título de papel pelos eleitores que fizeram o cadastramento biométrico antes do início da pandemia.
No estado, em números absolutos, a maior parte dos downloads foi realizada em Palmas, com 6,8 mil. A capital tem 180.524 eleitores aptos a votar este ano. Em termos proporcionais, a liderança fica com Mateiros, na região do Jalapão. Mesmo com apenas 86 downloads a proporção de eleitores com acesso ao sistema é alta porque a cidade tem apenas 1.829 eleitores.
O TRE disse que o aumento da procura com relação às últimas eleições pode ter sido motivado pelo atendimento por telefone ou pela internet terem sido as únicas opções este ano para quem procurava informações sobre os locais de votação. O atendimento presencial foi suspenso por causa da pandemia de Covid-19.
É importante o eleitor ficar atento ao fato de que além de ter o aplicativo no celular, é preciso se cadastrar. Para configurar é necessário informar os dados pessoais, responder às perguntas obrigatórias e validar o aplicativo. Também é indicado consultar o local de votação, já que algumas seções eleitorais mudaram que endereço para evitar aglomerações.
Quem estiver fora do domicílio eleitoral no dia da eleição pode utilizar o e-Título para justificar a ausência, por meio da geolocalização do aplicativo. Essa funcionalidade só vai estar disponível no dia da eleição, das 7h às 17h. Também é possível justificar ausência às urnas até 60 dias após a eleição no aplicativo.
Além das consultar e serviços, o eleitor pode emitir as certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, que estarão disponíveis a qualquer momento, pelo smartphone. Para baixar o app, basta buscar na loja de aplicativos do seu celular pelo termo e-Título.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.