Votação vai escolher a melhor identidade visual para a UFNT; veja as propostas finalistas


O concurso teve 11 inscrições e três foram selecionadas por uma comissão técnica. Nessa fase, os moradores do Tocantins podem votar e eleger a melhor proposta. Período de votação para a identidade visual da UFNT vai até o dia 20 de novembro
Até o dia 20 deste mês, moradores de todo o estado podem votar para escolher a identidade visual da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Ao todo, 11 pessoas criaram a marca, o brasão e a bandeira da instituição. Deste total, três propostas foram escolhidas por uma comissão técnica. Agora, uma votação popular foi aberta para indicar a que melhor representará a universidade.
O processo para a criação da nova instituição está sendo conduzido pela UFT, como universidade tutora. Além do campus de Araguaína, que será a sede da UFNT, a estrutura contempla ainda o campus de Tocantinópolis que atualmente é da UFT. Há ainda planos para implantação da universidade em Guaraí e Xambioá.
O link para votação está disponível no site da Universidade Federal do Tocantins e segue até o dia 20 deste mês.
Veja as propostas abaixo:
Proposta 1 – criadora Mayara Arruda
Divulgação
Com um tom verde escuro, a primeira proposta, criada pela Mayara Arruda visa transmitir a sensação de vida, natureza, esperança e recomeço.
“Para a sigla UFNT, eu trabalhei uma tipografia forte, robusta e coloquei as letras interligadas entre si, trazendo a ideia de união e engajamento. Deixei um pedaço do F separado para remeter que novos campus ainda vão chegar e agregar a essa instituição. Com simbologia, eu coloquei o bico do tucano nos cantinhos arredondados, que é o significado da palavra Tocantins em tupi”.
Proposta 2 – criadora Samara Tavares
Divulgação
Na segunda proposta, a ideia foi trazer como símbolo a abrangência cultural, o grafismo indígena e diversidade do povo.
“Nas letras NT, para simbolizar a democratização do conhecimento na região norte e a diversidade da identidade do povo, eu trouxe o grafismo Òma do povo Karajá-Xambioá. Nas letras U e F, eu trouxe a cor verde que simboliza a inserção da região norte no contexto da Amazônia Legal “, explicou Samara Tavares.
Proposta 3 – criada por Ygor Szlachta
Divulgação
Já a terceira proposta destaca os aspectos da natureza da região, a fauna e a flora do tocantinenses.
“A logo é composta basicamente composta por círculos e linhas retas, o que representa o saber científico. As cores que vão compor a logo são o verde e o azul. O verde representa a flora, a agricultura. O azul representa os rios do Tocantins, o rio Tocantins e o rio Araguaia. Essas cores também são utilizadas na parte escrita”, explicou o criador Ygor Szlachta.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.