Justiça dá um ano para prefeitura de Araguaína tornar aeroporto acessível a pessoas com deficiência


A prefeitura e a concessionária que administram o terminal têm seis meses para apresentar um plano arquitetônico. Gestão diz que tem um projeto para resolver o problema e aguarda aprovação da agência reguladora. Aeroporto de Araguaína enfrenta problemas estruturais há anos
Reprodução/TV Anhanguera
A Prefeitura de Araguaína recebeu prazo de um ano para reformar o aeroporto da cidade e torná-lo acessível para pessoas com deficiência. A ordem é da Justiça Federal após os Ministérios Públicos Federal (MPF) e do Trabalho (MPT) fazerem um pedido conjunto. A ação judicial mostrou obstáculos que funcionários e passageiros com mobilidade reduzida enfrentam atualmente para circular no terminal.
Além da prefeitura, a concessionária Esaero Serviços Aeroportuários Ltda também foi citada no processo. A empresa é responsável pela administração do Aeroporto de Araguaína. Os projetos para resolver o problema devem ser apresentados em no máximo seis meses à Justiça. Se o prazo não for cumprido, o município e a Esaero vão pagar multa de R$ 5 mil por dia, até o limite de R$ 1 milhão.
A prefeitura emitiu nota informando que “o projeto de reconstrução do novo terminal regional de Araguaína contempla a acessibilidade do local”. Ainda de acordo com o documento, este plano “está em fase de aprovação pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC)”.
A gestão disse ainda que até que a reconstrução seja liberada pela SAC planeja realizar obras de adaptação. Não foram divulgados prazos.
O Aeroporto de Araguaína enfrenta problemas estruturais há anos. O terminal chegou a ter três empresas operando simultaneamente para quatro destinos, mas atualmente tem apenas um voo direto, para Brasília.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.