Juiz suspende atos de campanha e autoriza apreensão de carros que fizerem carreatas em três cidades no Tocantins


Medida se aplica aos municípios de Miracema do Tocantins, Lajeado e Tocantínia. Outras zonas eleitorais também restringiram atividades recentemente. Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Tocantins
Reprodução/TV Anhanguera
O juiz André Fernando Gigo Leme Netto suspendeu alguns atos da campanha eleitoral em três cidades da região central do Tocantins e autorizou a polícia a apreender carros que participarem de carreatas nos próximos dias. A medida se aplica aos municípios de Miracema do Tocantins, Lajeado e Tocantínia, que fazem parte da 5ª Zona Eleitoral pela qual Leme Netto é responsável.
Na portaria que determinou as mudanças, o juiz disse ter recebido relatos e vídeos que mostram que os partidos políticos nestas três cidades desobedeceram uma decisão anterior dele, que criou normas sanitárias e de distanciamento social nestas três cidades durante a campanha.
Além das carreatas, ficaram proibidas passeatas, pedaladas e também o uso de fogos de artifício, exceto nas comemorações da vitória quando o resultado final das urnas for anunciado no próximo domingo (15).
Além de ter os veículos apreendidos, quem for flagrado desrespeitando a norma vai responder por crime de desobediência. A decisão foi publicada às 19h03 desta terça-feira (10) e já está valendo.
Outras cidades
Recentemente outras zonas eleitorais também determinaram restrições para as campanhas. Em Arapoema, Bandeirantes do Tocantins, Nova Olinda e Pau D’Arco comícios e passeatas só podem ser feitos em ambientes fechados em que há como controlar a quantidade de participantes.
Em Presidente Kennedy os atos da campanha estão totalmente suspensos desde o último fim de semana. O motivo é que a Justiça Eleitoral recebeu, além de denúncias de aglomerações, relatos de ameaças de violência entre apoiadores de diferentes candidatos.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.
Initial plugin text

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.