Vídeo mostra homem fugindo com corpo em chamas após atear fogo em rádio e ser atingido por explosão


Nas imagens, é possível ver que suspeito joga gasolina em sala onde fica o transmissor e outros equipamentos da empresa. Suspeito foi identificado como Hélio Ribeiro Figueiredo Junior. Imagens exclusivas mostram momento em que rádio é incendiada em Alvorada
Um vídeo mostra o momento exato em que um homem joga gasolina e provoca uma explosão em uma emissora de rádio de Alvorada, região sul do Tocantins. O caso foi registrado na última quinta-feira (5). Nas imagens, captadas pela câmera de segurança do estabelecimento, é possível ver também o suspeito correndo com o corpo em chamas após ser atingido pelo fogo.
O homem foi identificado como Hélio Ribeiro Figueiredo Junior. Ele está internado em um hospital especializado em queimados em Goiás, em estado grave. Segundo o último boletim médico ele está na UTI sedado e intubado. De acordo com o depoimento de testemunhas, ele trabalha para o atual prefeito do município, Paulo Antônio de Lima (DEM), candidato à reeleição. Figueiredo é diretor de meio ambiente do Município. (Veja abaixo o posicionamento do gestor)
O vídeo mostra que, na madrugada de quinta-feira, por volta de 2h05, o homem vai até a sala, onde ficam os transmissores da emissora. Ele chuta a porta e consegue abrir. Depois, joga bastante gasolina no local. É possível notar que parte do combustível chega a escorrer para fora do espaço.
Depois, ele entra na sala e joga fogo. No momento, ocorre uma explosão, o suspeito é atingido e sai correndo com o corpo tomado pelas chamas.
Aparelhos de ar-condicionado, transmissores e outros equipamentos, além de parte da estrutura da sala, foram queimados. O dono da rádio Saulo Póvoa estima um prejuízo de mais de R$ 90 mil. Ainda de acordo com a PM, próximo à rádio, foram localizados uma pistola, com 19 munições de mesmo calibre e um carregador. A arma é registrada em nome de Hélio Ribeiro, o suspeito do crime.
Homem sai correndo (à direita) após ser atingido por explosão que ele mesmo provocou em emissora de rádio
Reprodução
Inquérito policial
O suspeito de atear fogo Hélio Ribeiro Figueiredo Junior trabalha para o atual prefeito do município, Paulo Antônio de Lima (DEM), candidato à reeleição, segundo aponta depoimentos colhidos pela Polícia Civil. O G1 ainda não conseguiu contato com a defesa de Hélio.
Em nota, o prefeito e candidato à reeleição Paulo Antônio informou que se solidariza com o caso e que não compactua com qualquer tipo de violência. Veja a íntegra no fim da reportagem.
Um inquérito policial foi aberto pela delegada Rosalina Maria de Almeida para investigar o incêndio e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.
Segundo relatos de policiais militares, o carro de Hélio foi encontrado horas depois do incêndio, a caminho de uma fazenda. No veículo, havia dois homens. Eles prestaram depoimento e negam participação no crime. Foram localizados também três tambores de gasolina dentro do veículo, de 20 litros. Dois estavam cheios e o outro vazio.
O outro candidato a prefeito de Alvorada, Roberto Sampaio (PSD), disse que repudia qualquer ataque aos meios de comunicação. Afirmou também que espera que os órgãos de investigação apurem o caso e cheguem ao mandante do crime.
Emissora queimada
O dono da rádio Saulo Póvoa afirmou que a emissora de rádio foi incendiada um dia após anunciar que haveria debate entre os candidatos à prefeitura. Segundo ele, a parte onde ficam os transmissores foi atingida, mas o estúdio não foi queimado. Por causa disso, o sinal da emissora foi interrompido. Apenas a transmissão pela internet está funcionando.
O ataque foi repudiado pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) que pediu uma apuração rigorosa e disse que o caso é uma tentativa de intimidar o trabalho da imprensa. A Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado do Tocantins (AERTO) disse que considera qualquer tipo de ataque contra veículos de comunicação inaceitável e pediu a punição dos responsáveis.
O que diz o prefeito Paulo Antônio (DEM)
A coligação “Trabalho, Compromisso e Fé”, do candidato à reeleição a Prefeito de Alvorada, Paulo Antônio e seu vice Terra Seca, vem a público repudiar o ato de depredação ao patrimônio da rádio BR FM, de Alvorada, ocorrido na noite desta quarta-feira, 4, uma vez que não compactua com qualquer tipo de violência e não tolera iniciativas dessa natureza.
O prefeito Paulo Antônio se solidariza com a rádio BR FM que presta relevantes serviços a toda região Sul do Tocantins e já está solicitando as autoridades competentes, que façam a devida investigação para a apuração do caso.
Da mesma forma, o prefeito Paulo Antônio e seu vice Terra Seca, reiteram o respeito que dispensam a todos os veículos de Comunicação, pelo papel fundamental no processo democrático e no labor de bem informar a população do nosso Estado.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.