Palmas deve ter semana seca e com máximas acima dos 35ºC


Meteorologista explica que sistema de alta pressão empurrou as nuvem de chuva para o centro-oeste e por isso não deve chover na cidade até o próximo fim de semana. Nesta segunda, temperatura passou dos 37ºC. Palmas deve ter muito calor nos próximos dias
Rafael Felipe/Divulgação
Os moradores de Palmas começaram a semana surpresos com o forte calor e o tempo seco em plano período de chuvas no Tocantins. Após um mês registrando temperaturas amenas, os termômetros na capital chegaram a 37,1ºC nesta segunda-feira (9) e podem subir ainda mais até o próximo fim de semana.
A meteorologista Andrea Ramos, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explicou que a falta de chuvas é causada por um sistema de alta pressão atmosférica que está sobre a região sudeste do Brasil. O sistema acabou empurrando as nuvens de chuva que estavam sobre o Tocantins para o centro-oeste, principalmente na divisa de Mato Grosso com Mato Grosso do Sul.
“Este período da primavera tem essa característica de ter temperaturas elevadas. O sistema de alta de pressão sobre o sudeste, que também está pegando partes da Bahia e Minas, está empurrando a nebulosidade para o centro-oeste. A La Niña também está influenciando o sistema”, explicou.
Ainda de acordo com a meteorologista, a umidade relativa do ar deve ter grande variação nos próximos dias, chegando a 80% no começo da manhã, mas caindo para entre 25% e 30% na parte da tarde. Os moradores devem tomar bastante água e evitar exercícios e caminhadas nas partes mais quentes do dia.
Além da capital, cidades da região central do estado também devem sofrer com o fenômeno. As temperaturas estão acima dos 35º em toda a área. A previsão do tempo indica que as primeiras pancadas de chuva leves só devem ser registradas a partir do domingo (15) e as chuvas intensas devem voltar somente na próxima semana.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.