Urnas eletrônicas começam a receber dados de candidatos para as Eleições 2020 no Tocantins


Lacração das urnas deve começar na próxima sexta-feira (6). Mais de quatro mil equipamentos devem ser utilizados em todo o Tocantins. Eleições 2020: começam as cerimônias públicas de preparação das urnas eletrônicas
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins começou a colocar nas urnas eletrônicas as informações sobre os candidatos das eleições municipais do próximo dia 15 de novembro. A cerimônia é realizada de forma simultânea em todas as zonas eleitorais do estado e faz parte do procedimento de segurança dos equipamentos.
Os dados, com números e fotos dos candidatos, ficam dentro de um cartão parecido com um cartão de memória. Ele tem menos de dez centímetros e funciona como o coração da urna eletrônica. Outro componente é a mídia de resultado. Ela vai em branco para gravar os dados de votação de cada urna.
O lacre é a parte que garante que todos os dispositivos sejam testados e finalizados ao mesmo tempo. A cerimônia de lacração deve começar na próxima sexta-feira (6). Nesta quarta, foram feitas a cerimônia de testagem e a geração de mídias.
Mais de quatro mil urnas eletrônicas vão ser usadas nas eleições no Tocantins. Depois desse procedimento, os equipamentos começam a ser distribuídas para os 871 locais de votação do estado.
Em palmas, tudo foi acompanhando pelos promotores eleitorais. Todos os sistemas usados no equipamento eletrônico de votação são únicos e desenvolvidos pelo departamento de tecnologia da informação da Justiça Eleitoral. Isso para evitar que as urnas sejam invadidas e o resultado de votação alterado.
No Tocantins os 139 municípios devem conhecer os prefeitos já no primeiro turno, porque a legislação eleitoral não permite segundo turno em cidades com menos de 200 mil eleitores. Nenhum município tocantinense chega a este total.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.
Urnas eletrônicas estão sendo preparadas para a votação
Reprodução/TV Globo

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.