Festival de Jabuticaba terá licor, bombom e até coxinha feitos a partir da fruta


Restaurantes e pousadas do distrito de Taquaruçu farão parte da rota gastronômica e oferecerão ao público pratos feitos com a jabuticaba. Visitantes também poderão conhecer as jabuticabeiras plantadas há mais de 50 anos. Festival da Jabuticaba começa nesta quinta-feira (5) em Taquaruçu
O Circuito Gastronômico da Jabuticaba começa na próxima quinta-feira (5) e segue até o dia 14 deste mês, em Taquaruçu, distrito de Palmas. Nesse período, visitantes poderão degustar receitas feitas a partir da fruta, como licores, bombons e até coxinha. A festa está sendo preparada seguindo as medidas de controle da transmissão do novo coronavírus.
As delícias são produzidas pelas mulheres empreendedoras. “Você vão ter a oportunidade de experimentar pratos maravilhosos, de pessoas com sabedoria incríveis, da culinária popular”, disse a gastrônoma Simone Moura.
O evento foi pensado e organizado pela Lucyene Nascimento, que viu na jabuticaba uma forma de movimentar a economia entre os moradores do distrito. O circuito vai contar com uma feira na Praça das Crianças, que atenderá no formato drive thru. Terá também a rota gastronômica, com participação de restaurantes e pousadas, que desenvolveram pratos exclusivos.
Circuito Gastronômico da Jabuticaba terá coxinha e licor feitas com jabuticaba
Reprodução/TV Anhanguera
“Nós criamos primeiramente uma rota gastronômica dentro dos comércios locais, onde o turista pode chegar na cidade e ir aos empreendimentos degustar, provar uma variedade de produtos. E criamos uma feira drive thru com toda segurança”, informou Lucyene.
Dentro da programação, os visitantes também vão poder conhecer os pomares de jabuticaba. São pés plantados há mais de 50 anos.
Só na propriedade da dona Ilsa da Silva são oito pés. Daqui duas semanas, se a chuva for boa, as frutas estarão maduras e prontas para serem degustadas. “Tem esses pés lindos, maravilhosos e eu quero abrir para as famílias de Palmas. Convido quem quiser acompanhar essa festa linda e é uma fruta maravilhosa”.
O estabelecimento, onde a chef de cozinha Tati Moreira trabalha, está participando da rota gastronômica e desenvolveu duas opções de pratos.
Pousadas e restaurantes terão pratos exclusivos feitos à base da fruta
Reprodução/TV Anhanguera
“Aqui na nossa pousada, nós criados dois pratos. Nós fizemos uma entradinha, que é um carpaccio, que vai com um molhinho preparado especialmente com a nossa fruta estrela do festival. E uma sobremesa para encerrar o nosso jantar, o nosso almoço, feito também com jabuticaba. Para a sobremesa, criamos uma calda, fizemos com vinho”, contou.
A jabuticaba movimenta a economia. Em uma das pousadas, todos os apartamentos já foram reservados. “As pessoas estão vindo para se hospedar, para conhecer e ao mesmo tempo, ter essa variedade de gastronomia no distrito”, disse a administradora Rose Silva.
O licor produzido pela família da empresária Marília Mendes foi uma das receitas vitoriosas no festival de 2019. Nessa edição, a bebida está de volta, mas com novidades. “Além do produto do licor em si, a gente vai criar o Mundo Encantado da Jabuticaba, que vai mostrar tanto a origem dos licores, quanto o processo de fabricação e os benefícios da jabuticaba”.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.