Primeira fiscalização após início da piracema apreende mais de 15 kg de peixes


Quatro pessoas receberam multas que somam mais de R$ 7 mil. A operação foi realizada na entrada da capital pela ponte Palmas-Luzimangues. Fiscalização foi na entrada de Palmas pela ponte para Luzimangues
Marcel de Paula/Governo do Tocantins
Mais de quinze quilos de peixes foram apreendidos e quatro pessoas acabaram multadas durante a primeira operação de fiscalização após o início do período da piracema, em Palmas. A ação foi realizada por equipes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Polícia Militar Rodoviária e de Divisas, PM Ambiental e Guarda Metropolitana de Palmas na entrada da capital pela ponte Palmas-Luzimangues nesta segunda-feira (2).
O Naturatins informou que cerca de 150 carros foram abordados. Nenhum dos motoristas que transportavam os peixes tinham autorização para realizar a atividade. As multas somam R$ 7.220. Parte dos peixes não poderia ser transportado mesmo fora do período da piracema já que são de tamanhos inferiores ao permitido para a pesa.
A piracema teve início no último dia 1º de novembro. Neste período as atividades de pesca ficam suspensas para permitir a reprodução dos peixes e a recuperação do ecossistema para a próxima temporada. Este período é escolhido porque é quando os peixes fazem a migração e a desova.
As restrições continuam em vigor até 28 de fevereiro de 2021. Neste período, as autoridades alertam que haverá mais fiscalizações em vários pontos do estado para coibir a pesca ilegal. Além da pesca, estão suspensos o transporte, a comercialização, o beneficiamento e a industrialização de peixes.
Mais de 15 quilos de peixes foram apreendidos
Marcel de Paula/Governo do Tocantins
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.