Golpistas se passam por donos de carros e anunciam veículos que já estavam à venda na internet


Engenheiro agrônomo procurou a delegacia ao ver que o veículo dele estava sendo anunciado por outra pessoa. Golpistas oferecem veículos abaixo do preço de mercado na internet; veja
Quem pensa em vender ou comprar um veículo através da internet deve ficar atento. É que os furtos praticados de forma online estão cada vez mais comuns nas plataformas digitais. Para aplicar o golpe, criminosos se passam por vendedores de carros que já tinham sido anunciados.
Apesar de facilitar o processo, os interessados devem ter cautela ao negociar, já que não é possível ter certeza de quem está do outro lado da tela. O delegado Claudemir Luiz Ferreira explica como evitar os golpes e anúncios mentirosos. Assista ao vídeo abaixo.
O golpista costuma se passar por um comprador, mostra interesse em um carro e diz que vai comprar imediatamente e, por isso, pede que o anúncio seja retirado da internet. Nesse momento ele faz uma nova divulgação, mas com um preço menor. Geralmente as pessoas são atraídas por preços baixos e condições facilitadas para o pagamento e, sem saber, começam a negociar com um criminoso.
O engenheiro agrônomo Felipe Barbosa foi vítima de tentativa de um golpe ao anunciar a venda de um carro, mas desconfiou da conversa do suposto comprador.
“Um senhor se identificou como interessado no veículo e veio com uma conversa de que queria adquirir o veículo num valor maior e repassar para um amigo no pagamento de uma conta em um valor menor. Logo aquilo já soou estranho”, disse Felipe Barbosa.
Ele conta que o contato com o golpista durou três dias e que o suspeito sempre marcava datas para olhar o veículo, mas não comparecia. Até que o carro foi visto em outro anúncio. “Outro interessado no veículo me mandou mensagem perguntando se eu tinha baixado o preço do veículo. Identifiquei que esse senhor tinha repostado meu anúncio com um valor menor”, relatou o engenheiro.
Felipe procurou uma delegacia e o anúncio falso foi retirado. “Já ouvi relatos de que ele tentou dar o mesmo golpe em outras pessoas”, contou.
Criminosos aplicam golpes através de anúncios feitos na internet
Reprodução/TV Anhanguera
Rodrigo Garcia é empresário do ramo de automóveis e diz que as tentativas ocorrem também contra empresas. “Pedem o documento do carro, para a gente mandar fotos do veículo, vídeos do veículo. E muitas vezes eles estão querendo repassar essas fotos para fazer anúncios e com esses anúncios eles enganarem outras pessoas”, disse.
O advogado especialista em direito digital, Afonso Flatim, afirma que todas as pessoas que forem vítimas de um golpe precisam denunciar. “Vá à delegacia mais próxima e registre o boletim de ocorrência do caso”.
A estudante Lorena dos Santos costuma comprar pela internet e garante que a busca por detalhes faz diferença. “Sempre olho as informações do vendedor, se tem foto, se tem nome. Pergunto tudo que eu quero também. Não fico com medo de ser aquela pessoa chata”, informou.
Saiba como evitar os golpes e anúncios mentirosos de carros na internet
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.