Araras são vistas em espaços urbanos e encantam moradores de Palmas: ‘Cartão postal da cidade’


Aves ficam ainda mais evidentes na primavera, quando procuram por frutos. Araras são vistas por moradores em Palmas
Reprodução/TV Anhanguera
É comum ver araras canindé no centro de Palmas e nesta época do ano elas ficam ainda mais aparentes. Os moradores da cidade já estão acostumados com a presença das aves, que complementam as paisagens naturais. Além das cores fortes, o som emitido por elas chama atenção. (Veja o vídeo abaixo)
“Eu acho lindo. Quando vejo elas voando pela cidade. Todas coloridas. Muito bonito”, disse Maria Batista.
As araras estão sempre nas árvores, em busca de sombra, água fresca e alimentos. Um dos pontos de parada é um trecho da avenida JK, no centro da capital. A auxiliar de serviços gerais, Tatiane da Silva, também admira a beleza das aves, que fazem visitas inusitadas, mas agradáveis. “Acho muito bonito. É o cartão postal da cidade”, disse.
O biólogo especialista em aves, Marcelo Barbosa, explica que há motivos para as aves estarem mais evidentes. “Com o início da primavera aparecem bastante árvores frutíferas que atraem essas araras para a área urbana”. Ele disse ainda que as queimadas podem ter influência no aparecimento desses animais.
Araras embelezam Palmas e chamam atenção de moradores
Reprodução/TV Anhanguera
“As queimadas têm dilacerado área de cerrado e elas têm vindo para a área urbana em busca desse alimento”, explicou.
Algumas aves estão fazendo ninhos em avenidas movimentadas. O troco de uma árvore virou abrigo para um casal. O biólogo explica que elas estão em período de reprodução e precisam de um lugar seguro para procriar.
“É importante que o poder público tente manter essas palmeiras, mesmo que estejam mortas, porque é um recurso a mais que ela [arara] tem utilizado na área urbana para construir e reproduzir e alimentar seus filhotes”, explicou Marcelo Barbosa.
Araras Canindé ocupam espaços urbanos e encantam moradores de Palmas
O profissional disse ainda que, para protegê-las, é importante apenas apreciar de longe. “Observar é uma forma de tê-las para a gente”, conta.
E os moradores concordam. “Meus olhos enchem de alegria de ver elas voando livre [sic]”, disse uma jovem enquanto admirava as aves.
Arara perto de prédio no centro de Palmas
Reprodução/TV Anhanguera
Araras tomando água em Palmas
Reprodução/TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.