Servidores de órgãos ambientais do TO vão ajudar no resgate de animais no Pantanal


Serão enviados representantes do Ibama, Naturatins e PM Ambiental. Bioma teve o pior mês de outubro em focos de queimada; mais de 25 mil hectares foram destruídos na região. Equipes durante buscas por animais no pantanal
Ibama/Divulgação
Servidores de órgãos ambientais do Tocantins serão enviados para ajudar nas ações de resgate e tratamento de animais vítimas do fogo na região do Pantanal. O bioma teve o pior mês de outubro em focos de queimada, com 2.825 pontos de fogo, segundo dados recentes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). São mais de 25 mil hectares destruídos em 2020.
Serão enviados representante do Ibama no Tocantins, Instituto Natureza do Tocantins e do Batalhão Ambiental da Polícia Militar. Os servidores embarcam para a região neste domingo (1°).
Os técnicos do Tocantins vão dar auxílio nas atividades do Posto de Atendimento Emergencial a Animais Silvestres (Paeas) instalado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) no início da Rodovia Transpantaneira, em Poconé (MT).
As ações que serão realizadas incluem a busca, resgate, o tratamento e a destinação da fauna impactada. Os animais que forem encontrados poderão ser levados para áreas não afetadas pelo fogo ou resgatados para receberem atendimento veterinário.
Anta resgatada após ter patas queimadas
Ibama/Divulgação
Nos últimos meses a força-tarefa contou com a participação do Ibama, do ICMBio, do Ibram-DF, do Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil, da Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso (Sema-MT), da UFMT, do Corpo de Bombeiros-MT, da Polícia Militar Ambiental do Mato Grosso, entre outras instituições públicas e organizações da sociedade civil.
A previsão é que as ações de resgate de animais no Pantanal continuem até o período de chuvas consistentes na região.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.