Unitins decide retomar atividades práticas, uso de laboratórios e bibliotecas em todos os campus


Parte das atividades presenciais que estavam paradas devido à pandemia serão retomadas no próximo dia 3 de novembro. Aulas continuarão sendo realizadas de forma remota. Campus da Universidade Estadual do Tocantins em Palmas
Vivianni Azevedo-Ascom Unitins/Divulgação
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) decidiu retomar, no próximo dia 3 de novembro, parte das atividades presenciais que estavam paradas por causa da pandemia de coronavírus. As aulas teóricas continuarão sendo realizadas de forma remota.
Segundo a Unitins, voltarão a ser realizadas as aulas práticas, acompanhamento de disciplinas, estágios, uso de laboratórios, o Complexo de Ciências Agrárias (CCA), projetos de pesquisa e extensão, uso das bibliotecas nos cinco campus e atendimento no Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional (Nape).
Essa retomada das atividades deve beneficiar neste primeiro momento, principalmente, os cursos de engenharia agronômica e enfermagem. Pois estão com maior retenção de carga horária de aulas práticas.
Prevenção à Covid
Os protocolos de saúde pública que devem ser seguidos por instituições de ensino que forem retomar as atividades foram publicados na semana passada pelo governo do Tocantins.
Na Unitins, o protocolo regulamenta esse retorno aos laboratórios prevê distanciamento e turmas com somente 15 alunos. A universidade também adquiriu equipamentos de proteção individual (EPIs), máscaras e tem produzido álcool em gel na própria instituição. Também haverá termômetros para medir a temperatura dos usuários.
O uso da biblioteca será feito em forma de agendamento. Os livros que forem utilizados ficarão em quarentena por cinco dias, para depois ser repassado para outro aluno.
Em relação às bancas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a pró-reitora explicou que serão agendadas pelo coordenador e contarão com número máximo de dez pessoas, respeitando o distanciamento social e uso de EPIs, além da aferição da temperatura.
No caso de estágios feitos fora da Unitins, os coordenadores deverão fazer um levantamento a respeito de cada cenário e locais que recebem os acadêmicos, mas haverá também a orientação da obrigatoriedade do uso de EPIs.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.