Tribunal Superior Eleitoral aprova envio das Forças Armadas para o Tocantins durante as eleições


Tropas deverão atuar em sete aldeias de Tocantínia e Goiatins. Objetivo é garantir o direito ao voto e o cumprimento das regras eleitorais. Plenário do TSE aprovou envio das tropas federais para estados
TSE/Divulgação
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o pedido de apoio das Forças Armadas para garantir a segurança em sete localidades do Tocantins durante o primeiro turno das Eleições Municipais de 2020, marcado para 15 de novembro.
As tropas serão enviadas para 348 localidades em sete estados. De acordo com o TSE, os requerimentos tinham sido aprovados pelo Tribunal Regional Eleitoral e pelos governos estaduais. No Tocantins, as Forças Armadas devem atuar em aldeias de Tocantínia e Goiatins, na região centro-norte do estado.
Goiatins:
Aldeia Pedra Branca
Aldeia Rio Vermelho
Aldeia Cachoeira
Tocantínia:
Aldeia Brejo Comprido
Aldeia Funil
Aldeia Porteira
Aldeia Rio Sono
O ministro Luiz Roberto Barroso, presidente do TSE, afirmou que o envio das tropas servirá para garantir que o processo eleitoral transcorra de forma ordeira e tranquila, além de assegurar o cumprimento de determinações legais do pleito eleitoral.
“Ficou justificado o uso das tropas federais nas localidades indicadas pelos TREs, em razão dos históricos de conflito em pleitos anteriores, reduzido efetivo da Polícia Militar, necessidade de assegurar a integridade física e dos cartórios eleitorais, além da distância e acesso dificultoso entre as localidades”, afirmou o presidente.
Ainda não há informação de quantos homens serão enviados ao estado. Em 2018, durante as eleições para governo e deputados, as Forças Armadas também foram empregadas. Naquela ocasião, cerca de 420 militares atuaram em Palmas e em cidades do interior do estado.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.
Initial plugin text

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.