Restaurantes e pousadas fazem mudanças na estrutura para reabrir no Jalapão


Estabelecimentos instalaram equipamentos obrigatórios e mudaram modo de servir comida para prevenir o novo coronavírus. Parque ficou fechado entre março e o começo de outubro. Jalapão reabre se adequando às novas regras de prevenção da Covid-19
Restaurantes e pousadas no Jalapão fizeram mudanças estruturais e nas regras de convivência para a reabertura aos turistas. As adaptações vão desde o controle da quantidade de turistas nos ambientes até a instalação de pias. Até serviços populares como os restaurantes no modelo ‘self-service’ tiveram que ser repensados.
“Antes era um buffet, as pessoas se serviam a vontade. Nas orientações que a gente recebeu da Secretaria de Turismo, para estas adequações, então eu fiz uma inversão e coloquei um vidro, onde a pessoa está sendo servida, atualmente. Com isso eu evito o contato que as pessoas teriam nos talheres para se servir e também o contato direto com a minha equipe”, explica Alex Paulo Siqueira, que é dono de um restaurante no local.
Na pousada de Whagry Amorim Soares é gerente, as mudanças foram da cozinha até a portaria. “Na entrada a gente tem um funcionário que ele controla a entrada dos carros e ele tem um rádio que ele comunica com os outros funcionários. Tem o medidor de temperatura. Entra um carro por vez e ele fecha novamente. Uma pessoa vai na recepção para fazer o check-in, que é feito online e ele passa na recepção só para assinar”, explica.
Também há recipientes com álcool em gel por todo o ambiente e pias foram instaladas em pontos estratégicos.
O parque passou praticamente sete meses fechado, entre março e o começo de outubro. A reabertura tem sido gradual, com visitas feitas exclusivamente por quem está acompanhado de guias turísticos e limitação na quantidade de pessoas por atrativo. Na última semana foi divulgada a tabela com quantos visitantes podem entrar em cada uma das atrações controladas pelo Governo do Tocantins.
Mesmo com todas as restrições, os turistas retornaram animados ao Jalapão. Só no primeiro mês de reabertura foram mais de dois mil pedidos de visitas ao parque.
Jalapão foi reaberto após ser fechado por causa da pandemia do novo coronavírus
Reprodução/TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.