Equipe começa treinamento e governo promete abertura do Lacen em Araguaína para novembro


Laboratório será responsável por testes do coronavírus em 54 cidades do norte do estado. Governo prometeu inauguração de nova unidade para novembro
Nielcem Fernandes/Governo do Tocantins
Os 20 profissionais que vão trabalhar na unidade do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Tocantins em Araguaína começaram a ser treinados nesta semana. A equipe é composta por biomédicos, farmacêuticos-bioquímicos e técnicos. A Secretaria do Estado da Saúde (SES) disse que prevê o início das analises no novo prédio para a primeira semana de novembro.
Atualmente o Tocantins tem apenas uma unidade do Lacen, em Palmas, que é responsável por processar exames médicos de todo o estado. O posto de Araguaína vai assumiu, na primeira fase, os testes da Covid-19 de 54 cidades da região norte do Tocantins.
A diretora da Lacen, Jucimária Dantas, informou que no futuro o laboratório poderá fazer exames de outras doenças, como Dengue, Zika e Chikungunya, por exemplo. A estrutura foi montava após a mobilização de várias instituições que fizeram doações de equipamentos, móveis e computadores.
Os primeiros pacientes que devem ter exames processados pelo novo Lacen, segundo a previsão do governo, são os internados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araguaína, além dos que estão no hospital municipal e no de campanha.
O tipo de exame que será feito é o RT-PCR (Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real), que identifica a presença do gene do vírus SARS-CoV-2. Esta metodologia é recomendada pelo Ministério da Saúde (MS) como “padrão ouro” para o diagnóstico da doença.
Segundo o balanço divulgado pelo governo, a unidade de Palmas do Lacen já realizou 93.343 testes desde o começo da pandemia e tem capacidade de testagem diária de dois mil exames.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.