Documentos de veículos podem ser impressos em papel comum ou apresentados em aplicativo pelo celular


Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Digital não está sendo mais emitido pelo Detran. Gerente de fiscalização afirmou que agentes estão orientados sobre novo formato do documento. Prazo para pagar o IPVA no Tocantins termina nesta quinta-f3eira (15)
Os proprietários de veículos não precisam mais ir até o Departamento de Trânsito (Detran) para receber o certificado de registro e licenciamento. O documento é de porte obrigatório, mas agora é possível imprimir em casa mesmo, em papel comum, ou utilizar um aplicativo quando for parado pela fiscalização.
Desde o mês de junho deste ano, quando foi implantado o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Digital (CRLV Digital) em todo o país, o Detran não imprime mais a versão em papel moeda deste documento.
É possível obter o CRLV Digital instalando o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) no smartphone ou baixando direto do site do Detran, na área de consulta do veículo. O App é gratuito e está disponível em todas as lojas digitais gratuitamente.
Documento do veículo agora pode ser impresso em papel comum
Reprodução/TV Anhanguera
Tanto o papel quanto o aplicativo serão válidos em caso de fiscalização. “Os nossos agentes do Detran já estão orientados a fazer a fiscalização com o seu próprio aparelho celular, onde nem precisa ser solicitado o CRLV eletrônico ou o papel. O próprio agente com seu celular faz essa abordagem”, explica o gerente de fiscalização do Detran, Matorama Silva.
Pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito o usuário poderá baixar também a Carteira Nacional de Habilitação. Ainda conforme o Detran, depois que o CRLV estiver no smartphone, o proprietário poderá compartilhar com outros usuários do veículo, como parentes ou mesmo empregados da casa ou da empresa.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.