Área sob alerta de tempestade diminui no Tocantins, mas ainda abrange 44 cidades


Aviso é de nível amarelo, o menos grave na escala do Inmet. Nesta segunda-feira, um barco afundou durante uma tempestade em Palmas. Área com alerta para tempestades diminuiu
Reprodução/Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) diminui a abrangência do alerta para tempestades no Tocantins que está em vigor desde a última segunda-feira (12). O número de cidades que podem ser atingidas pelas fortes chuvas, segundo a previsão do Inmet, caiu de 73 para 44. Um dos municípios que não aparece mais na lista é a capital, Palmas. Cidades como Gurupi, Porto Nacional e Dianópolis seguem com o aviso em vigor.
A lista completa das cidades pode ser consultada no site do Inmet.
O instituto atualiza as condições diariamente. O atual aviso tem validade até as 11h desta quarta-feira (14). A cor do aviso segue sendo amarelo, o que indica ‘perigo potencial’. O Inmet tem um sistema de três cores para os avisos, sendo que os amarelos são considerados os menos graves.
A região pode sofrer com chuvas de até 50 milímetros, ventos de até 60 km/h e queda de granizo em alguns casos. Os moradores podem enfrentar alagamentos, estragos em plantações e quedas de árvores, além de cortes pontuais de energia.
O mesmo alerta também tem validade em outros estados. Em Goiás, a área afetada diminuiu e cidades do sul do estado agora são consideradas fora de risco. O Mato Grosso e o Distrito Federal continuam com o aviso para todas as cidades, assim como Rondônia, onde a área sob alerta aumentou de segunda para terça-feira.
O Inmet recomendou que moradores não deixem aparelhos eletrônicos ligados na tomada durante as chuvas. Em caso de rajadas de vento o morador não deve se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também deve ser evitado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Nesta segunda, Palmas foi atingida por uma forte chuva durante a tarde. Ruas ficaram alagadas e um morador usou um caiaque para se locomover em uma das avenidas. A Marinha precisou resgatar seis pessoas após um barco afundar no lago durante a tempestade.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.
Homem aproveita rua alagada para dar uma volta de caiaque

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.