Comércio do Tocantins registra pior desempenho do país em agosto, diz IBGE


Volume de vendas registrou queda de 2,4% com relação ao mês anterior. Julho também havia registrado forte queda, com 5,6% de redução. Comércio teve números negativos no Tocantins
Reprodução/TV Anhanguera
O comércio do Tocantins contrariou a tendência nacional de recuperação nas vendas e teve o pior desempenho entre todas as unidades da federação no mês de agosto. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a pesquisa, o estado teve queda de 2,4% nas vendas do varejo em relação ao mês anterior.
A retração preocupa ainda mais quando se observa o dado de julho, quando o índice já havia despencado 5,6%. O levantamento é apresentado mensalmente pelo IBGE. No cenário nacional, agosto foi de recuperação, com as vendas crescendo 3,4%. A alta foi registrada em 25 estados.
O Tocantins teve uma melhora apenas no setor de varejo ampliado. Esse item do comércio leva em consideração atividades como venda de veículos, motos, partes e peças e material de construção. Mesmo assim, foi uma recuperação tímida de 0,2%. O resultado é mais fraco que o registrado em meses anteriores, quando houve altas de 14,1% no mês de junho e 1,8%, em julho.
Na comparação com o mesmo período do ano anterior, a queda no Tocantins é de 1,1%. O estado é o único do Brasil a registrar um número negativo nesta comparação.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.