Fim de semana no Tocantins pode ter calor de 42ºC e chuvas isoladas


De acordo com o Inmet, em Palmas a temperatura máxima prevista para o domingo (11) é de 33ºC e a mínima de 26ºC. Pôr do Sol na praia da Graciosa, em Palmas
Reprodução/TV Anhanguera
O Tocantins tem registrado altas temperaturas nos últimos dias e neste final de semana não deve ser diferente. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), algumas cidades do estado poderão registrar calor de até 42ºC, mas também pode chover em algumas regiões. Na noite desta sexta-feira (9) Palmas voltou a registrar chuva após onda de calor levar termômetros para perto dos 40ºC.
Segundo o Instituto, em Paranã, no sudeste do Tocantins, há possibilidade da temperatura chegar a 42ºC neste sábado (10). Desde o início da semana há alertas para baixa umidade do ar e ondas de calor na região.
Em Palmas choveu no início desta manhã e a temperatura máxima prevista para o domingo (11) na capital é de 33ºC e mínima de 26ºC. O tempo pode ficar nublado e há possibilidade de haver pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A umidade relativa do ar vai ficar entre 80 e 45%.
No sábado e domingo também deve fazer calor em Araguaína e Gurupi. As duas cidades podem chegar a 40 graus.
O meteorologista José Luiz Cabral explica que as possíveis chuvas isoladas ainda não garantem o início do período chuvoso. “Está fazendo muito calor, as temperaturas continuam elevadas porque existe um bloqueio atmosférico, pegando boa parte do Tocantins, que impede a entrada de umidade”. O especialista disse esse fenômeno ocorre desde o fim de maio.
“Nós temos um longo período de estiagem. A pouca umidade que entra, por vezes, é insuficiente para produzir uma nuvem de chuva. Há duas semanas nós tivemos chuva no Tocantins porque entrou umidade”, explicou.
Temperatura em Paranã pode chegar a 42 ºC
Divulgação/Inmet
Orientações do Inmet
O Instituto disse se o morador perceber algum problema mais grave, deve acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Nestas condições, as principais recomendações são beber bastante líquido, exceto bebidas diuréticas, como café ou álcool. As atividades físicas são contraindicadas porque podem ser nocivas em tempo tão seco.
Os moradores devem ainda evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, usar hidratante para pele e umidificar os ambientes.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.