Após onda de calor, região sul do estado tem tarde chuvosa com queda de árvores e alagamentos


Uma grande árvore caiu na BR-153 entre Aliança e Gurupi, deixando o trânsito interditado. Moradores fizeram vários vídeos mostrando alagamentos na área urbana. Árvores caem na BR-153 por causa da chuva
Depois da onda de calor registrada nos últimos dias, a tarde deste sábado (10) foi de temporal no sul do estado. A chuva também foi registada em outras regiões e deve continuar pelos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para o Tocantins.
Entre Aliança e Gurupi, uma grande árvore caiu no meio da BR-153 e deixou o trecho totalmente interditado. A Polícia Rodoviária Federal está no local e ainda não há previsão de quando a pista será liberada.
Em Gurupi muitos trechos de alagamento foram registrados por toda cidade. Vídeos feitos por moradores mostram a enxurrada de água tomando as ruas. Um motorista que se aventurou pelo alagamento acabou ficando parado no meio de uma avenida.
Árvore no meio da BR-153
Divulgação
A água também invadiu um supermercado e deu trabalho para os funcionários. Os bombeiros informaram à TV Anhanguera que não houve relatos de feridos ou acidentes graves na cidade.
Em casos de temporais a recomendação dos órgãos de segurança é sair o quanto antes de locais onde possa haver inundações ou alagamentos e jamais enfrentar enchentes. Outra orientação é procurar um local que ofereça abrigo e segurança, nunca próximo de árvores.
Chuva causa alagamento em estabelecimentos e ruas de Gurupi
Previsão de chuva para o estado
Em Colinas, no norte do estado, também teve chuva forte neste sábado (10), com precipitação de mais de 60 milímetros em duas horas. O professor José Luiz Cabral, do Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) explicou que as chuvas fortes são características do estado e eram esperadas.
“Com a entrada da umidade e o calor que vinha sendo registrado nos últimos dias, consequentemente era de se esperar que produzisse essas chuvas”, explicou.
Segundo ele, a chuva deve continuar nos próximos dias, mas isso não quer dizer necessariamente que o estado está entrando no período chuvoso.
“Essas áreas de instabilidade que estão atuando devem perdurar, com essa intensidade, pelas próximas 24 horas e essas chuvas devem se estender até o meio da semana. É a tão esperada transição [para o período chuvoso]. A gente espera que as temperaturas máximas caiam e a umidade relativa do ar melhore sensivelmente. São chuvas que vieram em boa hora, mas corre o risco delas ainda não serem regulares para garantir a sequência do período chuvoso.”
Carro ficou ilhado no meio de enchente
Reprodução
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.