Espetáculo infantil Violinha do Cerrado estreia na internet

O Cerrado Brasileiro virou tema de espetáculo. Desde 2016, o instrumentista, compositor e produtor cultural brasiliense Marcello Linhos vale-se do bioma brasileiro que embeleza o Centro-Oeste para educar e transformar, por meio da arte. Linhos lançou ainda nesta época uma produção para falar do Cerrado de uma forma leve e educativa. O resultado foi o CD Violinha Caipira que hoje virou um espetáculo que conta com a atuação de Adriana Nunes (Os Melhores do Mundo), André Araújo, Carol Nemetala e Daniel Landim. A direção cênica é de Zé Regino, ator, diretor e produtor reconhecido e premiado. E é em meio à pandemia que esta turma chega com o espetáculo musical infantil Violinha do Cerrado para, mais uma vez, educar e entreter em três apresentações gratuitas.

A peça, que foi gravada na Casa Thomas Jefferson (708 Sul), será apresentada no formato on-line no dia 15 de outubro de 2020, quinta-feira, às 10h, 15h30 e 19h, no canal do YouTube do músico Marcello Linhos: https://www.youtube.com/channel/UCFUd2cjfM8aHQAUOv9Q7K7A. Gratuito. Livre para todos os públicos.

Violinha do Cerrado é uma montagem musical que tem como foco principal a música caipira, de raiz. Linhos, o grande idealizador nativo do Distrito Federal, testemunhou as várias mudanças na paisagem local e, nos últimos 15 anos, passou a usar da viola caipira para cantar as belezas que vivenciou e aprendeu a amar. Seu disco, lançado em 2016 e destinado ao público infantil, aproxima as crianças do cerrado biológico, cultural e místico e apresenta aos pequenos a bela viola caipira, que tem origem portuguesa e é um dos símbolos da música popular brasileira.

O musical pretende destacar estas riquezas e mostrar que o discurso da preservação não deve ignorar as questões biológicas, onde tudo está interligado: os morcegos, o jatobá, o buriti, o som da viola, o beija-flor, os riachos, a cobra coral, o ipê, o tatu, o ingá, a catira, o coquinho babão, a seriema, as folias, o pequi, o joão-de-barro, o bem-ti-vi e todos os adultos, crianças, adolescentes e a terceira geração.

“Queremos ainda poetizar os poderes místicos do Cerrado. Os raizeiros, benzedeiras, árvores encantadas como a lobeira, o buriti que vira viola, índios, quilombolas, geraizeiros, vazanteiros, gente que vive da roça, gente que vive de catar coisas no mato, gente que no final de semana vai ao Parque da Cidade ou ao Jardim Botânico para sentir a força e a delicadeza da natureza, nem que seja por algumas horas”, destaca Marcello Linhos.

O artista pretende exaltar os heróis e as paisagens deste Cerrado que merecem ser cantado e contado.

“Eu quero que os espectadores habitem o imaginário também das pessoas da cidade e principalmente das crianças que vão herdar todas estas riquezas. É preciso que percebam que essas histórias, segredos, essa pujança lhes pertence e o musical Violinha do Cerrado está vindo para que possamos conhecer, preservar e nos lembrar sempre disso”, ressalta Linhos, que promete revelar proezas deste bioma.

O espetáculo musical Violinha do Cerrado 2020 conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (FAC-DF).

 

 

Ficha técnica:

Musical infantil Violinha do Cerrado, de Marcello Linhos

Direção de produção e gestão de patrocínio: Cléber Lopes

Produção: Paula Jacobson

Assistência de produção: Magno Telles

Direção Cênica: Zé Regino

Elenco:  Marcello Linhos, Adriana Nunes, André Araújo, Carol Nemetala e Daniel Landim

Participações especiais: Fred Magalhães, Marcelo Lima e Nelson Latif

 

Serviço: Musical infantil Violinha do Cerrado, de Marcello Linhos, estreia na internet

Data: 15 de outubro de 2020, quinta-feira

Horário: 10h, 15h30 e 19h

Local: Canal do YouTube do músico Marcello Linhos: https://www.youtube.com/channel/UCFUd2cjfM8aHQAUOv9Q7K7A.

Informações: Instagram @marcello.linhos

Gratuito

Livre para todos os públicos

Leia matéria na íntegra no Site Portal de Brasília

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.