Eleições 2020: os planos dos candidatos a prefeito de Palmas para a geração de empregos


Políticos descreveram os projetos que prometem implantar na cidade se forem eleitos. Veja o resumo de cada um e acesse o plano completo. Funciona Assim: O que faz o prefeito?
O G1 resume os principais pontos das propostas de governo dos 12 candidatos à Prefeitura de Palmas (TO) nas eleições de 2020 para a área da geração de empregos. Os candidatos foram organizados em ordem alfabética a partir do nome de urna. Veja abaixo.
Alan Barbiero (PODE)
Alan Barbiero – eleições 2020
Divulgação
Resumo: O plano de governo da chapa foi apresentado por meio de uma carta de compromisso. Entre as propostas do candidato está a regulamentação de uma lei para simplificar a abertura de novas empresas. Na visão do candidato, o poder público terá o papel de facilitar e apoiar empreendedores reduzindo burocracias.
O candidato prometeu atrair para Palmas indústrias de processamento de alimentos, máquinas e equipamentos, medicamentos para saúde humana e animal e serviços educacionais. Se comprometeu ainda a comprar parte da produção de peixes de cooperativas que invistam na piscicultura e inserir estes alimentos na merenda escolar.
Veja a íntegra do plano de governo: projeto ainda não está disponível na página do candidato na Justiça Eleitoral. O TRE informou que o candidato não juntou o arquivo ao DivulgaCand e será notificado para apresentar o documento durante a análise do registro de candidatura.
Barison (Republicanos)
Gil Barison – Eleições 2020
Divulgação
Resumo: no plano de governo estão previstas ações como a redução de taxas, IPTU e carga tributária municipal. O candidato propõe ainda estimular o setor da construção civil e incorporações imobiliárias, instalar um centro tecnológico com objetivo de implantação de um polo de tecnologia e agilizar os processos de licenças e alvarás.
O candidato quer ainda criar programas de divulgação da identidade de Palmas e priorizar benefícios de incentivos fiscais ou financeiros exclusivos para empreendimentos ambientalmente sustentáveis. Existe também a intenção de fomentar vinda de empresas de logística.
Veja a íntegra do plano de governo.
Cinthia Ribeiro (PSDB)
Cinthia Ribeiro – Eleições 2020
Divulgação
Resumo: No plano de governo da candidata estão propostas como a implantação do Complexo de Atendimento ao Empreendedor e a concessão de licenças simplificadas e divididas em parcelas para jovens empresários que abrirem seu primeiro empreendimento. Propõe ainda implantar um Polo Industrial, um Mercado Público Municipal e um Polo Tecnológico e de Startups.
A candidata também prometeu certificar produtos locais e potencializar compras públicas com contratações de empresas locais. A candidata também prometeu reestruturar o Sistema Nacional de Emprego (SINE) no âmbito municipal.
Veja a íntegra do plano de governo.
DR. Joaquim Rocha (PMB)
Joaquim Rocha – Eleições 2020
Divulgação
Resumo: O plano de governo do candidato prevê criar frentes de trabalho para ocupar a mão de obra de baixa qualificação com ações em toda a cidade, principalmente na construção civil. O candidato quer ainda implantar o Mercado Aberto de Palmas e os mercados municipais nos extremos da cidade. Ele prometeu também trabalhar em prol da implantação de um terminal de cargas no aeroporto de Palmas.
O candidato propôs ainda ampliar a incubadora de startups, incentivar o turismo e apoiar os produtores de moda, acessórios e calçados. O candidato quer ainda transformar a cidade num polo da indústria moveleira.
Veja a íntegra do plano de governo.
Eli Borges (Solidariedade)
Eli Borges – Eleições 2020
Divulgação
Resumo: O plano de governo do candidato prevê ações como a vinda de eventos de gestão, inovação, economia colaborativa e sustentabilidade. Ele quer ainda fortalecer o Banco do Povo, conceder incentivos fiscais às micro e pequenas empresas e realizar compras públicas com pequenos produtores locais.
O candidato prometeu ainda criar um selo e apoiar a melhoria dos serviços da cadeia turísticas, além de promover ações para o desenvolvimento do artesanato local e criar um programa de economia solidária.
Veja a íntegra do plano de governo.
Marcelo Lelis (PV)
Marcelo Lelis – Eleições 2020
Divulgação
Resumo: o plano de governo do candidato propõe implantar uma política para os setores produtivos com foco na economia solidária. A proposta se baseia na necessidade de reduzir a baixa competitividade da economia local. Ele quer ainda realizar um plebiscito para que a população decida quais grandes eventos devem ser priorizados.
O plano prevê ainda reduzir o tempo de abertura de novos empreendimentos e empresas, agilizando os processos de abertura e tornando mais atrativo o sistema de empreendedorismo na cidade.
Veja a íntegra do plano de governo.
Max Dornellys (PTC)
Max Dornellys – eleições 2020
Divulgação
Resumo: O candidato promete, no plano de governo, criar o projeto Jovem Trabalhador, que vai buscar inserir do jovem no mercado de trabalho com subsidio por parte da prefeitura de parte do salário durante o período de experiência. Ele pretende ainda criar linhas de credito para micro empreendedor individual, revitalizar as feiras e construir um mercado municipal.
Também está entre as propostas o projeto Palmas Industrial, que pretende atrair investimentos para a cidade e também um outro programa para estimular o plantio de novas culturas agrícolas para pequenos produtores e chacareiros.
Veja a íntegra do plano de governo.
Professor Bazzoli (PSOL)
João Bazzoli – Eleições 2020
Divulgação
Resumo: O plano do candidato prevê incentivos públicos em qualificação profissional e infraestrutura. Também foi prometida a criação de um Instituto Municipal de Transição Agroecológica Solidária e o desenvolvimento de programas de geração de emprego e renda para fortalecer a centralidade dos bairros e fortalecer as feiras populares.
O candidato quer ainda potencializar o centro logístico de serviços, do turismo e de um circuito anual de eventos e estimular a evolução das feiras para um mercado municipal.
Veja a íntegra do plano de governo.
Professor Júnior Geo (Pros)
Junior Geo – Eleições 2020
Divulgação
Resumo: O plano de governo do candidato prevê atrair empresas que queiram explorar aspectos socioculturais da cidade para a geração de empregos. Ele quer ainda negociar com o Governo Federal a transferência do centro de distribuição dos Correios da região norte para Palmas. Ele pretende ainda reestruturar as maiores avenidas comerciais com ênfase na melhoria de estacionamentos, decoração e padronização/readequação de fachadas e calçamentos.
Ele propôs ainda a criação de um polo têxtil em parceria com o Sistema S, criar um porto seco e conceder estímulos fiscais para empreendidos que contribuam com a preservação do meio ambiente e que apresentem inovações tecnológica.
Veja a íntegra do plano de governo: Projeto ainda não está disponível na página do candidato na Justiça Eleitoral. O TRE informou que o candidato não juntou o arquivo ao DivulgaCand e será notificado para apresentar durante a análise do registro de candidatura.
Tiago Amastha Andrino (PSB)
Tiago Amastha Andrino – eleições 2020
Divulgação
Resumo: O candidato propõe no plano de governo promover a competividade de Palmas através de articulações com o setor privado. Ele quer ainda implantar um polo logístico e tecnológico e também um porto seco e um centro de apoio em logística. O candidato quer ainda estimular compras com empresas locais e criar uma rede de economia criativa entre mulheres moradoras da zona rural.
Também está no documento a previsão de modernização tributária e o fortalecimento do Banco do Povo. O candidato quer ainda descentralizar a oferta de vagas de trabalho através de arranjos produtivos inovadores em bairros.
Veja a íntegra do plano de governo.
Vanda Monteiro (PSL)
Vanda Monteiro – eleições 2020
Divulgação
Resumo: A candidata prevê a criação de polos empresariais e a revitalização do Distrito Industrial de Taquaralto. Ela quer ainda criar um Mercado Central do Agricultor e ampliar as parcerias com o Sistema S. Existe ainda a previsão de uma frente de obras públicas que deve oferecer 25 mil postos de trabalho.
Também estão entre as propostas a redução da burocracia e a criação de industrias de panificação comunitária. A candidata quer ainda ampliar a destinação de recursos às micro e pequenas empresas e participar com estrutura nas festas religiosas e culturais como um destaque no calendário turístico estadual.
Veja a íntegra do plano de governo.
Vilela do PT (PT)
João Helder Vilela – Eleições 2020
Divulgação
Resumo: O plano de governo do candidato prevê estimular o turismo com a construção de mais praias e piers. O candidato quer também criar uma indústria de componentes de painéis e todo tipo de tecnologia voltado para a indústria fotovoltaica. Ele propõe ainda apoiar a produção de tecnologias de ponta.
Também existe a previsão de construção de um Portal E-comercio para difundir serviços e produtos desenvolvidos por todo profissional e empresa da capital. O candidato quer ainda desenvolver cursos de graduação gratuito ou de baixo custo para qualificar a mão de obra.
Veja a íntegra do plano de governo.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.