Unidades de saúde abrem no feriado para atender pacientes com suspeita de coronavírus


Ao todo, sete unidades sentinela devem prestar o serviço na capital. Unidades de saúde farão atendimentos no feriado
Raíza Milhomem/Prefeitura de Palmas
A Prefeitura de Palmas informou que sete unidades de saúde sentinela estarão abertas no fim de semana e na próxima segunda-feira (5), quando é comemorado o feriado de criação do Tocantins. Os atendimentos são exclusivos para pacientes com suspeita do novo coronavírus e o horário de funcionamento será de 7h às 19h.
Estarão disponíveis atendimentos médico ou de enfermagem, testagem e assistência farmacêutica. Apenas casos leves da doença serão atendidos. A ideia é evitar que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) fiquem lotadas. Elas devem ser procuradas apenas por quem tiver quadros moderados de sintomas. Situações graves são atendidas no Hospital Geral de Palmas.
A Secretaria Municipal de Saúde lembrou que o paciente pode ser atendido em qualquer uma das 34 USFs de Palmas, caso apresente algum sintoma leve do novo coronavírus de segunda a sexta-feira. Os testes para detecção do novo coronavírus realizados nas unidades sentinelas são o sorológico e o RT-PCR (Swab).
Este último pode ser feito entre três a sete dias do início dos sintomas. No entanto, após o oitavo dia de sintoma, o teste recomendado é o sorológico, que é a coleta de sangue.
Veja quais Unidades de Saúde estão abertas
USF do Jardim Aureny I
USF do Taquari
USF Walter Pereira Morato (Taquaruçu),
USF José Hermes (Taquaralto)
USF da Arse 131 (1.304 Sul)
USF da Arne 53 (406 Norte)
USF da Arno 61 (503 Norte)
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.