Eleições 2020: os planos dos candidatos a prefeito de Palmas para a Educação


Políticos descreveram os projetos que prometem implantar na cidade se forem eleitos. Veja o resumo de cada um e acesse o plano completo. Funciona Assim: O que faz o prefeito?
O G1 resume os principais pontos das propostas de governo dos 12 candidatos à Prefeitura de Palmas (TO) nas eleições de 2020 para a área da educação. Os candidatos foram organizados em ordem alfabética a partir do nome de urna. Veja abaixo.
Alan Barbiero (PODE)
Alan Barbiero – eleições 2020
Divulgação
Resumo: O plano de governo da chapa foi apresentado por meio de uma carta de compromisso. Entre as principais propostas do candidato que aparecem no documento estão a de universalizar a pré-escola e ampliar o número de CMEIs. Também foi proposta a criação da primeira escola bilíngue em libras do Tocantins. Além disso o candidato quer manter e apoiar as escolas rurais.
Outra proposta é a de disponibilizar internet de alta velocidade para todas as escolas através do programa Cidade Inteligente.
Veja a íntegra do plano de governo: projeto ainda não está disponível na página do candidato na Justiça Eleitoral. O TRE informou que o candidato não juntou o arquivo ao DivulgaCand e será notificado para apresentar o documento durante a análise do registro de candidatura.
Barison (Republicanos)
Gil Barison – Eleições 2020
Divulgação
Resumo: no plano de governo estão previstas ações como universalização do atendimento em creches, ampliação do número de vagas em educação integral e educação infantil e climatização de todos os ambientes escolares. O candidato propôs ainda estimular a prática de esportes e promover um programa de formação cívica.
O candidato também quer ampliar a segurança nas escolas e adjacências com a Patrulha Escolar e reduzir a evasão no Ensino Médio e assegurar que todos os alunos atinjam as competências mínimas.
Veja a íntegra do plano de governo.
Cinthia Ribeiro (PSDB)
Cinthia Ribeiro – Eleições 2020
Divulgação
Resumo: entre as principais promessas estão a construção de quatro escolas de tempo integral (ETIs), sendo uma delas agroecológica e também de cinco centros de educação infantil (CMEIs), sendo dois de educação inclusiva. Está ainda proposta a realização do Salão do Livro de Palmas e a realização de um concurso para profissionais da educação. Também está prevista a criação de uma biblioteca municipal digital.
A candidata quer ainda informatizar as unidades educacionais com salas multimídias, lousas digitais, play table e kit robótico.
Veja a íntegra do plano de governo.
DR. Joaquim Rocha (PMB)
Joaquim Rocha – Eleições 2020
Divulgação
Resumo: entre as principais propostas apresentadas estão a implantação de um processo avaliativo nas escolas para mensurar o aprendizado dos estudantes e investir na Educação de Jovens e Adultos (EJA) com oferta de vagas em todas as escolas municipais no período noturno. Também foi proposta a criação da Escola Municipal de Empreendedorismo, Associativismo e Cooperativismo e o fortalecimento do home school como reforço escolar.
O candidato quer ainda inserir na grade curricular pedagógica disciplina que ensine e incentive as crianças a utilização de alimentos naturais ao invés de industrializados e criar um Conservatório Municipal de Música.
Veja a íntegra do plano de governo.
Eli Borges (Solidariedade)
Eli Borges – Eleições 2020
Divulgação
Resumo: entre as principais propostas do candidato apresentadas no plano de governo estão revisar plano de carreira dos professores, implantar um curso preparatório para o Enem e melhorar a nota das escolas municipais no Ideb. O candidato também quer realizar testes de orientação vocacional no ensino público e firmar convênios com instituições filantrópicas e religiosas para o Programa Reforço Escolar.
O candado promete ainda inserir na rotina das escolas o sentimento de patriotismo nacional e implementar um programa de climatização nas unidades que ainda não dispõem do benefício.
Veja a íntegra do plano de governo.
Marcelo Lelis (PV)
Marcelo Lelis – Eleições 2020
Divulgação
Resumo: o plano de governo prevê o oferecimento de atividades de contraturno escolar e a instalação de telecentros a custos reduzidos. O candidato quer ainda ampliar o atendimento das creches e berçários. Também foi proposta a implantação de laboratórios de informática e a capacitação continuada dos professores.
O candidato propôs ainda realizar gerenciamento dos conteúdos exibido e fomentar a produção local de conteúdo multimídia pelos alunos. Também foi proposta a aquisição e disponibilização de equipamentos adequados para os estudos remotos na educação.
Veja a íntegra do plano de governo.
Max Dornellys (PTC)
Max Dornellys – eleições 2020
Divulgação
Resumo: no plano de governo do candidato foi prometida a criação de novas creches e escolas. Também foi proposto o programa ‘Aluno Digital’, onde os estudantes terão acesso a tablets e notebook para sua formação pedagógica. Na lista também está prevista a revisão do plano de salários e carreira dos professores. e apoio psicológico nas escolas.
O candidato quer ainda revisar os horário de funcionamento das creches e garantir aos alunos do ensino especial o transporte adequado.
Veja a íntegra do plano de governo.
Professor Bazzoli (PSOL)
João Bazzoli – Eleições 2020
Divulgação
Resumo: O candidato propõe garantir uma educação inclusiva e libertadora e praticar o pluralismo de ideias. Diz ainda que pretende implementar o Plano Municipal de Educação nos prazos estabelecidos e erradicar a evasão escolar.O plano de governo prevê também Criar Núcleos de estudos e atividades de altas habilidades e superdotação.
O documento promete ainda ferramentas para maior transparência na gestão dos recursos públicos e ampliar e qualificar o atendimento nas áreas rurais.
Veja a íntegra do plano de governo.
Professor Júnior Geo (Pros)
Junior Geo – Eleições 2020
Divulgação
Resumo: O plano de governo do candidato propõe implementar a Língua Brasileira de Sinais nas escolas municipais, instalar sistema fotovoltaico, e investir na melhoria da qualidade de vida no trabalho para os professores. Também foi prometido celebrar convênios com o Sistema “S”, buscando melhorar a formação profissional de jovens aprendizes
Entre as propostas, também aparece a de criar um programa de bolsas em escolas particulares para alunos do ensino público fundamental, com análise de critérios meritocráticos.
Veja a íntegra do plano de governo: Projeto ainda não está disponível na página do candidato na Justiça Eleitoral. O TRE informou que o candidato não juntou o arquivo ao DivulgaCand e será notificado para apresentar durante a análise do registro de candidatura.
Tiago Amastha Andrino (PSB)
Tiago Amastha Andrino – eleições 2020
Divulgação
Resumo: o candidato propõe construir quatro novas ETIs e seis novos CMEIs. Ele também promete implantar o Centro Integrado de Educação e Cultura (Ágora) e alcançar 80% das matrículas no ensino fundamental em ETIs. O candidato quer ainda fornecer apoio psicológico e fonoaudiólogo a professores e outros profissionais.
O pnao prevê ainda criar um Festival Gastronômico Escolar para melhorar a qualidade da alimentação dos alunos e criar uma rede tecnológica que abranja as escolas da zona rural.
Veja a íntegra do plano de governo.
Vanda Monteiro (PSL)
Vanda Monteiro – eleições 2020
Divulgação
Resumo: a candidata propõe disponibilizar disciplinas de inglês, espanhol e libras nas unidades de ensino da capital. O plano de governo prevê ainda a implantação de um programa de valorização do servidor e a realização de um concurso público. Também existe a promessa de aquisição de notebooks para professores e tablets para os alunos.
A candidata quer ainda implantar um programa de combate ao bullying e ao racismo e ampliar a quantidade de vagas disponíveis nos CMEIs.
Veja a íntegra do plano de governo.
Vilela do PT (PT)
João Helder Vilela – Eleições 2020
Divulgação
Resumo: o candidato quer construir novas unidades educativas no eixo estrutural de transporte coletivo e ampliar as vagas nos CMEIs. Ele propõe ainda garantir a formação do professor para abordagens de temas relacionados as discussões de gênero, educação sexual e raça/etnia. Ele quer ainda realizar eleições diretas para diretores de unidades escolares.
Também aparece no plano de governo do candidato a proposta de ampliar os recursos da educação infantil e revisar a garantir em todas as escolas estruturas adequadas para o atendimento de estudantes com necessidades especiais.
Veja a íntegra do plano de governo.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.