Chef ensina a fazer um delicioso ceviche de caju


O ceviche original é baseado em peixe cru, mas chef decidiu substituir o ingrediente pela fruta regional. Prato é refrescante e pode ser uma ótima opção para aliviar o calorão. Aprenda a fazer um delicioso ceviche utilizando o caju
O ceviche, prato da culinária peruana baseado em peixe cru, agrada muitos paladares. Mas já pensou em substituir o ingrediente principal. A chef de cozinha e instrutora de gastronomia Roberta Ribeiro ensina uma receita à base de caju. Nesta época, a fruta é abundante no Tocantins. A receita é simples de fazer e uma ótima opção para aliviar o calorão.
“Nós vamos fazer uma versão regional do ceviche, que é um prato peruano, que inclusive é tão importante para eles, que lá eles têm o Dia Internacional do Ceviche. Normalmente, eles usam o peixe cru, que vai passar pelo processo de cozimento nos cítricos, mas aqui a gente adaptou o nosso delicioso caju”, explicou a chef.
Ingredientes
cajus
1/2 limão siciliano
1/2 limão-taiti
1/2 laranja
pimenta dedo de moça
gengibre
cebola roxa bem picadinha
folhas de hortelã
folhas de coentro
mel
azeite
sal
Ceviche de caju é fácil e simples de fazer
Reprodução/TV Anhanguera
Modo de fazer
O primeiro passo é cortar os cajus em cubos e colocar em uma tigela. Depois vai colocando os ingredientes, a começando pelo limão siciliano.
“Eu já cortei o caju em cubos, mas fica a seu critério, se você quiser trabalhar o caju de outra forma, não tem problema. Os primeiros ingredientes que vou colocar são os cítricos. Aqui eu tenho meio limão siciliano, meia laranja, e o nosso limão-taiti. Se você tiver o limão Bahia, o limão rosa, fique à vontade. Todos eles combinam muito bem com essa receita. Como o ceviche é um prato bastante picante, tem que ter a picância para caracterizar, nós vamos usar a pimenta dedo de moça e coloquei gengibre. Vamos colocar cebola roxa bem picadinha, porque ela é mais suave, tem uma doçura e você tem o jogo de cores, olha como ficou bonito”, detalhou a chef.
Em seguida, coloque um fio de mel e um fio de azeite. Roberta também explica que para trazer frescor ao prato, a dica é colocar um pouco de folhas de hortelã e folhas de coentro. Aguarde uns minutinhos para que os sabores possam se integrar. Para finalizar, é só colocar uma pitada de sal.
Você pode comer o prato sem acompanhamento ou apostar em torradas ou algum alimento da sua preferência.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.