Governo do estado decide reabrir atrativos turísticos e parques estaduais para visitação


Locais estavam fechados desde março por causa da pandemia de Covid-19. Decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado e está valendo. Monumento Natural das Árvores Fossilizadas no Tocantins
Ricardo Martins
O governo do estado liberou, na noite desta quarta-feira (30), a visitação aos parques estaduais do Tocantins. A medida foi publicada no mesmo decreto que liberou as aulas presenciais para os últimos anos da educação básica e ensino superior. O texto foi publicado no Diário Oficial do Estado e está valendo. Os atrativos turísticos estavam fechados desde março.
A publicação ocorre após os municípios de Mateiros, Ponte Alta e São Félix do Tocantins decidirem retomar o turismo na região do Jalapão e anunciarem datas de retomada das atividades turísticas nas cidades.
Na semana passada o Ministério Público Federal (MPF), inclusive, entrou com uma ação civil pública para tentar barrar a reabertura dos atrativos turísticos na região do Jalapão. O pedido inclui também os atrativos que estão fora do Parque Estadual.
Conforme o decreto serão permitidas as visitações turísticas aos seguintes parques:
Parque Estadual do Cantão: Trilha do Cega Machado, Trilha do Ferrugem e Varjão do Murici, Trilha do Lago Rico e Trilha do Lago de Dentro;
Parque Estadual do Jalapão: Cachoeira da Velha, Prainha da Cachoeira da Velha, Dunas e Trilha do Espírito Santo;
Parque Estadual do Lajeado: Trilha do Mirante das Mangabeiras, Trilha do Mirante da Onça, Trilha do Brejo Comprido e Trilha da Matinha;
Monumento Natural das Árvores Fossilizadas: Trilha da Andradina, Trilha da Buritirana e Trilha do Neco.
Jalapão
Globo Repórter
Impasse
O plano estadual para reabertura do Parque Estadual do Jalapão está pronto desde julho, mas naquela ocasião os três municípios decidiram não retomar as atividades turísticas.
Depois as prefeituras anunciaram a retomada do turismo, em agosto, e o governo do estado foi contrário, afirmando que considerava “temerário um processo de reabertura de atrativos turísticos”.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.