Chuva carrega fuligem de queimadas para os rios e provocam morte de peixes no MT

Após um longo período de seca e incêndios na região, as chuvas que atingiram Nova Nazaré-MT no fim de semana levaram massas de fuligens e restos de materiais queimados para os rios. Com a contaminação da água, diversos peixes acabaram morrendo.

A tragédia ambiental foi notada por fazendeiros locais na manhã do domingo (27). Um grande número de peixes mortos apareceu no Rio Burecaia e em outros afluentes do Rio das Mortes.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)  coletaram materiais para a realização de uma perícia. Foi constatado que, em certos pontos do rio, o nível de oxigênio chegava a zero.

Especialistas relataram que, em 17 anos, é a terceira vez que algo assim ocorre. Além disso, o baixo volume da água devido à seca também contribui para a mortandade de peixes na região.

Leia matéria na íntegra no Site Portal de Brasília

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.