Tocantins deve continuar com calor forte e altas temperaturas nos próximos dias


Nesta segunda-feira, Palmas marcou 41,6 graus e entrou para a lista das cidades mais quentes do país. Para muitos empreendedores, o calor alavanca as vendas e ajuda a movimentar os negócios. Altas temperaturas em setembro devem continuar em outubro
O sol forte e as altas temperaturas predominam neste período no Tocantins. Os moradores fazem de tudo para amenizar esse tempo seco e quente. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Palmas registrou 41,6º C nesta segunda-feira e entrou para a lista das 20 cidades mais quentes do país. E o calorão deve continuar nos próximos dias.
“O mês de setembro é considerado o mês onde acontecem as maiores temperaturas e realmente elas aconteceram. Tivemos várias localidades no Tocantins que a temperatura superou os 40 graus e para essa semana o tempo ainda continua quente e seco, com temperaturas se elevando”, afirmou o meteorologista da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) José Luiz Cabral.
Nas ruas, a sombrinha, os óculos de sol e os bonés ajudam na proteção contra os raios solares. Com a baixa umidade, o recomendado é se hidratar e beber bastante líquido.
Sol forte é predominante neste mês de setembro
Reprodução/TV Anhanguera
“Nossa, ninguém aguenta mais esse calor, está quente demais”, lamentou a autônoma Lucimar Alves.
“Muito quente, é surreal esse calor”, disse a promotora de eventos Tani Postal.
Com muitas praias interditadas para banho por causa da pandemia, o tocantinense faz o que pode para driblar o calor. Em casa, a família da autônoma Kenia Siriano investiu em uma piscina para se refrescar e garantir a diversão da criançada.
“Viver esses dias de calor no Tocantins não é fácil, apesar de morar aqui há 17 anos, nesta época todos nós sentimos. Então, nós fizemos a aquisição dessa piscina inflável, ela tem trazido diversão para nós e para as crianças”.
Mas, para muitos empreendedores, o calor alavanca as vendas e ajuda a movimentar os negócios. O empresário Jairo Azevedo montou uma loja de sorvetes há cinco meses. As vendas aumentaram de 10 a 20%, entre agosto e setembro.
“Aumentou bastante a procura pelo sorvete, pelo picolé, pelo açaí também, e por líquidos, como água, produtos que hidratam, que refrescam o cliente”.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.