ONG do DF comanda ação de solidariedade em meio à pandemia

O período de pandemia do novo Covid-19 tem imposto desafios no dia a dia das ONGs. Afinal, com isolamento social e redução no número de doações é necessário buscar maneiras de ajudar quem mais precisa e driblar as dificuldades ocorridas com a crise. Segundo estudo sobre o impacto da Covid-19 nas Organizações da Sociedade Civil (OSCs), realizado pela Mobiliza e Reos Partners e cofinanciado pela Ambev e outras empresas, 75% das ONGs foram impactadas, sendo que 37% enfraqueceram muito sua atuação.

Mas, algumas delas mantiveram-se firmes, mesmo diante de um cenário tão incerto. É o caso da ONG Casa Azul Felipe Augusto, que atua principalmente no combate às desigualdades sociais no Distrito Federal, e que por meio dos ensinamentos aprendidos com o VOA, projeto de voluntariado da Ambev para compartilhamento de conhecimentos em gestão com ONGs, segue atendendo a população local.

“Com a interrupção das atividades, reunimos nosso time e juntos repensamos nossas estratégias e planos com base nos conhecimentos adquiridos no VOA”, afirma Daise Lourenço, presidente da ONG, que foi uma das participantes das edições de 2018 e 2019 do programa de voluntariado da Ambev. “O VOA nos capacitou para muitos desafios e dilemas da gestão, mas principalmente nos fez aprender a lidar e distinguir o que é a urgência e emergência, o que foi fundamental para nortear as ações do momento”, continua a presidente da ONG, que realiza acompanhamento pedagógico, aulas de artes, música, informática, atividades esportivas e capacitação profissional a mais de 2.000 crianças e jovens de 6 a 24 anos encaminhados pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS).

O estudo ainda revela que 73% das ONGs tiveram diminuição na captação de recursos, no entanto, 86% delas estão oferecendo atendimento às populações afetadas pela pandemia, sendo que 49% dessas ações estão relacionadas a distribuição de alimentos e produtos de higiene. E é nessa realidade que se se enquadra a Casa Azul, que precisou alterar sua atuação principal para continuar atendendo a população em suas quatro unidades de atendimento à comunidade, duas delas localizadas na região administrativa de Samambaia, uma no Riacho Fundo II e outra nas dependências da AABB (Vila Telebrasília e São Sebastião).

Com a crise, para ajudar as ONG de todo o Brasil, o VOA liberou o acesso da plataforma de conteúdos para ajudá-las nos desafios diários. “Desde o início da pandemia nos solidarizamos com o momento e juntos desenvolvemos diversas ações para ajudar a quem mais precisa.”, explica Carlos Pignatari, gerente de Impacto Social na Ambev. “Enxergamos que ainda precisamos, mais do que nunca, de união e empatia de todos, sejam pessoas físicas ou jurídicas e, por meio dessa união sairemos mais fortes desta crise”, continua o executivo. Além do conteúdo gratuito, a Ambev também realizou a doação de 1,4 milhão de litros de água da marca AMA da Ambev para ONGs que participam do programa.

De acordo com Daise, o VOA trouxe visão para ONG lidar com o gerenciamento de crises. Por meio de pesquisas internas, por exemplo, a ONG levantou que a prioridade dos jovens atendidos era a alimentação. Então, para fazer a manutenção alimentar dessas 2 mil famílias, a organização procurou parceiros e mobilizou uma campanha de arrecadação de alimentos e produtos de higiene. A presidente da ONG afirma que a campanha foi bem sucedida, mas ressalta que há muito a ser feito e que a colaboração de todos é muito importante. “Ainda mais agora, uma vez que a retomada gradual das atividades tem feito as doações diminuírem.”, diz.

Vale destacar que em 2019, segundo ano da ONG no programa, a Casa Azul foi a grande vencedora do Programa de Excelência, que visa implementação das ferramentas de gestão na prática. Nesta continuidade do programa, como prêmio é concedido o selo nacional de excelência em parceria com o Instituto Doar, parceiro da Ambev nesta iniciativa. A certificação concedida chancela a transparência e a credibilidade da organização, além de reconhecer seu desenvolvimento na gestão organizacional.

Sobre o VOA

O VOA é o programa criado pela Cervejaria Ambev para compartilhar com ONGs seus conhecimentos em gestão. O objetivo é ajudar essas organizações a se estruturaram melhor e, assim, ampliarem seu impacto positivo na sociedade. Por meio do VOA, a companhia capacita as ONGs e, ainda, incentiva o voluntariado entre seus funcionários. Todas as aulas e mentorias do programa são dadas por funcionários da cervejaria que se voluntariam para doar tempo e conhecimento para as participantes, transmitindo conceitos de gestão de orçamento, planejamento estratégico, captação de recursos, estabelecimento de metas e indicadores.
Em 2018, primeiro ano do programa, 185 ONGs de todo o Brasil, selecionadas entre quase 2 mil inscritas, receberam consultoria personalizada. Foram quase 200 voluntários que dedicaram 12 mil horas para ajudar as ONGs a impactarem cerca de 2 milhões de pessoas. Em 2019, 71 novas organizações se juntaram ao programa e somam-se mais de 270 voluntários participando do programa. Neste ano, o VOA criou uma plataforma para compartilhar os conhecimentos e módulos do programa de forma gratuita com o público em geral, permitindo que qualquer interessado ou instituição acesse os conteúdos de gestão do programa.

Sobre a Cervejaria Ambev

Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, somos mais de 32 mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalhamos juntos para garantir momentos de celebração e diversão. A Ambev é uma cervejaria inovadora e temos o consumidor no centro de nossas decisões e iniciativas. Nosso portfólio conta com cervejas, refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos e sucos, de marcas reconhecidas como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser, Stella Artois, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica, Fusion, do bem e AMA, a água mineral que destina 100% de seu lucro para projetos que levam acesso à água potável para famílias do semiárido brasileiro. Somente nos últimos cinco anos, investimos R$ 17,5 bilhões no país e deixamos um legado além dos investimentos com nossa ampla plataforma de sustentabilidade. Esse compromisso inclui metas claras, divulgadas publicamente, e se traduz em quatro pilares: consumo inteligente, água, resíduo zero e desenvolvimento. Esse trabalho é feito com uma rede de parceiros, pois acreditamos que a construção de um mundo melhor se torna mais rica quando feita em conjunto.

Leia matéria na íntegra no Site Portal de Brasília

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.